quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Projetos para 100 km de ciclovias é apresentado para a cidade de São Paulo










05/11/ 19:h50


A Secretaria do Verde e Meio Ambiente promoveu nesta terça-feira (04/11) audiência publica para apresentação da proposta de implantação de cerca de 100 km de novas ciclovias na cidade. Estiveram presentes vários representantes do segmento dos cicloativistas, representantes do poder público, o vereador Chico Macena, autor da lei que cria o Sistema Cicloviário da cidade, e a vereador Soninha.



Na apresentação, o Executivo sinalizou com a proposta de implementar as seguintes ciclovias:
Santo Amaro 34 km;
Parque à Beira do Guarapiranga 24 km;
Ermelino Matarazzo 22 km;
Butantã 13 km;
Capão Redondo 12 km;
Casa Verde 6,26 km;
Parelheiros 6 km;
Perus 5,94 km;
Córrego da Gamelinha (Vila Matilde) 3,86 km;
Itaim Paulista 2 km;
Jabaquara 1,4 km.

Nas intervenções dos participantes, o cicloativista André Pasqualini alertou para a necessidade do Executivo, concomitante à instalação das ciclovias, investir em campanhas educativas para que a falta de um trabalho pedagógico não acarrete problemas como os que as cidades de Rio de Janeiro e Curitiba tem enfrentado com conflitos entre motoristas e ciclistas no trânsito: "Quando a faixa exclusiva do ciclista acaba, ele tem de ir para o transito comum. No Rio e em Curitiba os motoristas ficam mandando o ciclista voltar para faixa quando em vários trechos a ciclovia ainda nem existe".

Outro alerta do cicloativista foi à falta nesta etapa de ciclovias pelas pontes da cidade, e em novas obras viárias, falta de sinalização de vias utilizadas por ciclistas, falta de uma equipe na CET que cuide exclusivamente deste setor, incluindo funcionários que utilizam a bicicleta como veiculo oficial, e a necessidade da mobilidade cicloviária pertencer a pasta da Secretaria dos Transportes, e não a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

O vereador Chico Macena sinalizou com a importância do Executivo desenvolver rapidamente um projeto para o centro e realizar pesquisas que demonstrem por onde os ciclistas estão trafegando na cidade para que o Executivo possa implementar as próximas ciclovias dentro da real demanda dos usuários:"Pesquisa feita pelo cicloativista Henrique Boney, no centro, demonstrou, por exemplo, que na av. Rio Branco, das 6hs às 21 hs, trafegaram 1612 bicicletas, na av. São João, 624 bicicletas; na av. Liberdade, 731 bicicletas, entre outros lugares. Ou seja, é preciso pensar rapidamente nestes ciclistas que estão no centro" alertou o vereador.

Outro tema abordado por Macena foi o pouco orçamento que a prefeitura destinou para a implementação do projeto, R$ 15 milhões, o que daria apenas para implantar algo em torno de 27 km das ciclovias planejadas:"Analisando o orçamento percebi que os recursos para implementação são escassos", comentou vereador.

Em resposta às criticas, o Executivo sinalizou com a possibilidade de ter recursos de outras secretarias para implementar o projeto e que já pensa em campanhas educativas que possam mudar a cultura dos motoristas: "Começamos a fazer uma cartilha para os motoristas de ônibus com o intuito de eles aumentarem o respeito pelos ciclistas. Sobre as verbas, temos esperanças de recebermos recursos de outros secretarias e projetos capazes de disputarem as verbas do Ministério das Cidades para avançarmos na implementação das ciclovias na cidade", apontou o secretário do Verde e Meio ambiente, Eduardo Jorge.

Nenhum comentário: