quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Rio Va´a 2008 acontece em dezembro no Rio de Janeiro















19/11/08 - 13:h22

O primeiro fim de semana de dezembro, dias 6 e 7, serão marcados por uma disputa mundial de Va´a, ou canoa polinésia. Esta será a primeira prova da modalidade sob a chancela da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e contará com cerca de 250 atletas.

As disputas acontecem no Rio de Janeiro, da Baía de Guanabara até a Praia de Ipanema. Equipes do Taiti, Havaí, Ilha de Páscoa, França, Canadá, EUA e Brasil confirmaram a presença no evento. A intenção da CBCa e do Rio Va´a Clube é de tornar a modalidade como esporte olímpico.

“Vamos trabalhar forte agora em mais uma modalidade de canoagem dentro da CBCa. Se levarmos em conta que hoje existem mais de 26 Clubes de Va´a espalhados apenas dentro do Brasil e o crescente interesse mundial pelo esporte, podemos considerar que o Va´a chega com enorme potencial de consolidação”, declarou João Tomasini Schwertner, presidente da entidade.

As categorias em disputa serão V1 (canoa individual) e V6 (para seis remadores), ambas de seis quilômetros, e de longa distancia em V6 (28 quilômetros, sem troca, para todas as categorias). Ambas no masculino e no feminino e de acordo com a faixa etária.

Nenhum comentário: