sábado, 17 de janeiro de 2009

Giniel De Villiers e Dirk Von Zitzewitz dão o sonhado título do Dakar à Volkswagen

17/01/09 - 14:45

Giniel e Dirk deram o segundo título para a VW

Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, comenta o último dia de Rally Dakar e a vitória da Volkswagen.

Chega ao final a edição 2009 do maior rali do mundo e Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz conseguem transformar em realidade o sonho de vitória da Equipe Volkswagen. A marca alemã chega a sua segunda vitória no Dakar, mas a primeira como equipe oficial. Venceu também em 1980, na segunda edição da prova, com os alemães Freddy Kottulinsky/ Gerd Löffelmann, a bordo de um jeep Iltis da montadora.

Méritos para a dupla campeã, que demonstrou desde o primeiro dia que vinha para brigar pela vitória. Problemas em três dias consecutivos, no início da segunda metade da prova, quase complicaram a vida do piloto sul-africano e seu navegador francês. Mas o acidente que tirou Carlos Sainz/ Michel Perin - até então líderes da prova - na 12ª especial, deu a tranqüilidade necessária a dupla de mostrar o seu talento.

Mark Miller e Ralph Pitchford foram os vice-campeões, mantendo uma regularidade impressionante durante a competição. Talvez tivessem condições de brigar pela vitória, mas seguiram ordens da equipe e deixaram de atacar a dupla campeã a partir da 13ª etapa.

Fechando o pódio, em terceiro lugar ficaram Robby Gordon e Andy Grider, com um buggy Hummer H3. O carro foi desenvolvido e é preparado pelo próprio piloto, com base nos veículos utilizados por ele nas provas de Baja nos Estados Unidos. Um resultado realmente fantástico para uma equipe privada.

Rali multimarcas - Aliás, o grande número de marcas presentes entre os 10 primeiros colocados também foi um grande diferencial nesta primeira edição do Dakar em terras sul-americanas. Destaque para a Nissan, que com o modelo Navarra, colocou dois carros entre os cinco primeiros. Lembrando que são equipes privadas e que não contam com nenhuma estrutura da montadora.

Em 4º lugar ficaram o norueguês Ivar Erik Tollefsen e o inglês Quin Evans com o carro numero 327. Logo atrás, em 5º lugar, o carro 317 do polonês Krzysztof Holowczyc e do navegador belga Jean-Marc Fortin.

Fechando esse mundo multimarcas, temos em 7º lugar uma L-200 Triton dos tchecos Miroslav Zapletal/ Tomas Ourednicek (melhor Mitsubishi da prova), em 8º lugar os russos Leonid Novitsky/ Oleg Tyupenkin com uma BMW X3, mesmo carros da dupla nona colocada, os franceses Guerlain Chicherit/ Matthieu Baumel. Destaque ainda para a Isuku, com a 11ª posição dos austríacos Bruce Garland/ Hiroaki Suzuki, a bordo de uma picape D-Max.

Nenhum comentário: