sábado, 17 de janeiro de 2009

Giniel de Villiers e Von Zitzewitz são campeões do Dakar; VW comemora dobradinha

17/01/09 - 14:40

Giniel e Dirk são os campeões do Dakar 2009

A sorte sorriu para Giniel de Villiers. Neste sábado, o sul-africano, que corre em dupla com Dirk Von Zitzewitz, terminou a última etapa do Rally Dakar com mais uma vitória e conquistou o título da competição mais importante de off-road do mundo. Com o resultado, De Villiers ficou com 48h10min57 na soma total dos tempos, 8min59s à frente dos companheiros de equipe Volkswagen Mark Miller e Ralph Pitchford.

Neste último dia, os pilotos completaram o percurso de 227 quilômetros entre Córdoba e Buenos Aires, na Argentina. A dupla campeã terminou o trecho cronometrado em 1h35min43s. A segunda colocação do dia foi de Leonid Novitskiy/ Oleg Tyupenkin, da BMW, com Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) em terceiro.

O título de De Villiers acabou com a hegemonia da Mitsubishi e colocou a Volkswagen no topo do pódio. O sul-africano herdou a liderança na quinta-feira, quando o seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, sofreu um acidente que causou uma lesão no ombro do navegador Michel Perin e obrigou a dupla a abandonar a prova. Curiosamente, em 2007 a situação foi inversa, e depois de dominar o Dakar nos primeiros dias, De Villiers teve problemas com o carro e perdeu a liderança.

"É realmente incrível, nunca tinha sentido nada igual. Estava muito nervoso durante os últimos quilômetros, não deixava de olhar para saber quantos nos seguiam. A sensação é incrível. Estou muito contente pela equipe da Volkswagen que nos apoiou cinco anos antes de saborear essa vitória", disse o piloto na chegada à Buenos Aires.

Saiba mais de Giniel de Villiers

Nos últimos anos Giniel de Villiers se estabeleceu entre os principais pilotos de off-road do mundo, mas faltava uma conquista no Dakar. Em 2007 ele ficou bem próximo do título. Após liderar por nove dias a corrida, ele teve um problema inesperado com o carro e ficou longe do título, na 11ª colocação geral.

“Para vencer o Dakar você tem de cometer o menor número de erros possíveis, mas também precisa de sorte. Em 2007, nós fomos azarados”, disse Giniel, que neste ano herdou a liderança do companheiro, Carlos Sainz, que sofreu um acidente na 12ª etapa, quando estava na primeira colocação do Dakar e teve de abandonar a competição.

Giniel conquistou também a última edição do Sertões no Brasil, que serviu como preparação para o Dakar. “Ele ficou muito motivado com esta vitória”, disse o navegador Dirk Von Zitzewitz. “Desde 2007 aprendemos como é liderar, mas agora sentimos o gosto da vitória”, completou Dirk.

Classificação da 14ª etapa
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 1h35min43s
2) Leonid Novitskiy / Oleg Tyupenkin (BMW) – a 2s
3) Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) – a 17s
4) Joan Roma/Lucas Cruz Senra (Mitsubishi) – a 38s
5) Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel (BMW) - a 50s

Classificação final do Rally Dakar
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 48h10min57s
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 8min59s
3) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) – a 1h46min15s
4) Erick Tollefsen/ Quin Evans (Nissan) – a 6h04min34s
5) Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) – a 6h37min49s

Nenhum comentário: