segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Usain Bolt encabeça votação dos melhores do ano no atletismo















Bolt e Isinbayeva estão entre os 6 finalistas ao prêmio de melhor do ano no atletismo

10/11/ - 10:h23

A Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) divulgou nesta segunda-feira os seis finalistas (três homens e três mulheres) indicados ao prêmio de melhor atleta do ano na modalidade. Detentor de três medalhas olímpicas nos Jogos de Pequim, o jamaicano Usain Bolt desponta como franco favorito ao título masculino.



Recordista mundial dos 100, 200 e 4 x 100 metros, com marcas obtidas nas Olimpíadas, o velocista terá como concorrentes o etíope Kenenisa Bekele, bicampeão olímpico dos 10 mil metros e recordista mundial da prova, e o cubano Dayron Robles, campeão dos 110 metros com barreiras.

Entre as mulheres, duas africanas e uma européia estão na disputa: a etíope Tirunesh Dibaba, campeã olímpica dos 5 mil e dos 10 mil metros, a queniana Pamela Jelimo, vencedora dos 800 metros em Pequim e na Liga de Ouro, e a russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara e medalhista de ouro da prova nos Jogos da China.

Os seis finalistas foram definidos após uma eleição promovida entre membros da Iaaf, cujos votos tiveram um peso de 70% na decisão final, e entre internautas do site da entidade.

Nenhum brasileiro ficou entre os 10 mais votados, tanto no pleito masculino quanto no feminino, mas o panamenho Irving Saladino, que treina no Brasil e foi campeão olímpico do salto em distância, foi o quarto homem mais bem votado, ficando de fora da final por pouco.

O anúncio dos dois vencedores será realizado no próximo dia 23 de novembro, durante o evento de gala da Iaaf em Mônaco.

Em 2007, o melhor atleta do ano foi o norte-americano Tyson Gay, que havia conquistado três títulos no Mundial de Osaka (100, 200 e 4 x 100 metros). Já entre as mulheres, o prêmio ficou com a etíope Meseret Defar por seus então recordes mundiais nos 5 mil e nos 3 mil metros (esta última, marca indoor ainda não superada).

Nenhum comentário: