terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Copa North espera recorde de inscritos em Itatiba


10/02/09 - 12:05



A temporada da Copa North 89 FM começa neste final de semana. A primeira prova será neste domingo, em Itatiba, no interior do estado de São Paulo, e a expectativa é de que com a participação de equipes de diversos estados do país seja alcançado o recorde de inscritos. A largada, chegada e concentração estão programadas para o Hotel Fazenda Green Gold.

"Todos aguardam a primeira prova com muita expectativa, pois a última etapa foi realizada em novembro de 2008. Além da divulgação cada vez maior da modalidade e de ser uma atividade saudável, os eventos da COPA NORTH 89FM são reconhecidos pelos praticantes habituais como provas bonitas, desafiantes e inteligentes, além de contar com o profissionalismo da equipe Northbrasil. Também fazemos um grande trabalho para conquistar novos praticantes. É um conjunto de fatores que acaba refletindo no número de inscritos e consequentemente no sucesso do evento." explicou Sílvia Andreo, diretora de provas que inicia o sétimo ano a frente da competição.

De acordo com o regulamento e a experiência dos inscritos, os participantes são divididos entre as categorias Trekkers Turismo, Trekkers, Graduados e Graduados Pro. Para os novatos as categorias específicas de iniciação são motivadoras, pois possibilitam percurso diferenciado, menor e mais fácil.

Na Copa North, os percursos variam entre seis e 12 quilômetros, de acordo com a dificuldade do terreno. E as equipes podem ter de dois a seis integrantes, não importando o sexo. Cada equipe percorre o percurso em cerca de três horas. Ao concluir a prova, cada equipe verifica sua performance e conhece sua pontuação, podendo compará-la com sua performance anterior e com outras equipes.

Na quinta-feira, ainda será ministrada uma palestra de Orientação e Navegação para Enduro a Pé aos iniciantes. Na ocasião, serão abordados temas como regras, leitura de bússola, planilhas de navegação, controle de tempo e distâncias, equipamentos, dicas e informações específicas da etapa.

Mais sobre a categoria

Em uma prova de enduro a pé o mais importante não é caminhar rapidamente ou correr, mas sim seguir a Planilha de Navegação corretamente. É na Planilha de Navegação entregue pela organização que constam informações importantes para completar o trajeto, como pontos de referência, velocidades médias, distâncias e observações sobre o percurso.

Nos PC's (Postos de Controle), que estarão ao longo do percurso, é que são feitos os controles e monitoração pela organização do evento. Quem erra menos e mantém velocidade constante tem mais chances de sair vitorioso. Passar atrasado ou adiantado nos PC's representa acúmulo de penalizações, ou seja, vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.

Nenhum comentário: