domingo, 4 de janeiro de 2009

Riamburgo Ximenes analisa o segundo dia e explica algumas regras do Dakar

04/01/ - 20:20

Por Riamburgo Ximenes, especial para o Webventure
Riamburgo analisa o segundo dia do Rally Dakar


Dakar está apenas começando

A convite do Webventure, o piloto de rali Riamburgo Ximenes fará comentários e análises diárias dobre o Rally Dakar 2009 e o desempenho dos brasileiros. O piloto já esteve na prova em 2007 e participa de diversas competições nacionais.

Não existe Dakar fácil, senão não seria Dakar. Dos ponteiros dos carros, segue a briga entre a Mitsubishi, Volkswagen e BMW. A diferença entre o primeiro (Carlos Sainz), para o nono colocado, são de apenas 11 minutos e isso para uma prova dessas não é absolutamente nada, é um empate técnico.

Já entre os brasileiros, Guilherme Spinelli/ Marcelo Vívolo têm feito uma bela prova e pode dizer que agora tem o objetivo de brigar entre os 10 primeiros na geral. Já Jean Azevedo/ Youssef Haddad, com um carro um pouco inferior, tem condições de brigar entre os 20 primeiros. Hoje logo no início da prova ele caiu em uma grande vala e teve que ser socorrido pelo André Azevedo, dos caminhões, perdendo 10 posições.

Já o Reinaldo Varela/ Marcos Macedo e Paulo Pichini/ Lourival Roldan estão fazendo uma prova de chegada, e o Varela ficando em 88º na classificação de hoje.

Nas motos, Zé Hélio tem feito uma excelente prova, ficando no 15º tempo com uma moto 450cv. Rodolpho Mattheis tem feito uma bela prova também, se tratando da categoria Marathon, que tem poucas possibilidades de troca de peças. Carlo Collet tem feito uma prova para se manter.

Regras - No Dakar, todos os competidores têm que fazer todo o percurso. Existem entre 20 e 30 way points que devem ser cumpridos. Existem duas formas de ser desclassificado do Dakar. Uma é não largar. A outra é não passar por, pelo menos, três desses way points. O competidor tem que estar na prova o tempo inteiro.

Ao todo, os brasileiros estão fazendo uma bela prova. Vamos todos torcer pois tem muita prova pela frente.

Nenhum comentário: