domingo, 4 de janeiro de 2009

Para brasileiros, primeira etapa do Dakar lembrou o Rally dos Sertões


04/01/ - 07:25

Poeira atrapalhou os competidores

Direto de Santa Rosa de la Pampa (ARG) - A primeira etapa do Rally Dakar 2009 pareceu familiar para a maioria dos brasileiros que a terminou. Muitos comentaram que foi como as primeiras etapas do Rally dos Sertões, na região de Goiás. Muitas retas, piso duro e altas velocidades marcaram o dia.

“Me senti naquelas especiais do Sertões, muito rápidas e com muito pó. Não sei porque, mas estou me sentindo em casa, foi muito tranqüilo”, comentou o piloto de moto Dimas Mattos. O brasileiro também foi atrapalhado pela poeira. “Estava um vôo cego com o pó. Como é o primeiro dia, segurei a velocidade”, explicou o piloto, que terminou na 39ª colocação.

Rodolpho Matteis teve a mesma impressão. O piloto terminou na 60ª colocação geral, e foi o vigésimo primeiro em sua categoria, a Marathon. “Lembrei das primeiras etapas do Sertões, no Estado de Goiás. Vi muita gente com problemas de pneu, decidi não passar de 130km/h para poupar os meus, e também meu motor. Na minha categoria não posso fazer manutenção dentro do motor, então é preciso poupar”, explicou.

Para Carlos Ambrósio, a poeira na Argentina foi pior do que nas trilhas brasileiras. “Inacreditável quanta poeira, foi demais. Foi uma etapa bem boa para ir esquentando, não teve muita complicação, de técnica ou navegação”, comentou.

Estreante no Dakar, João Tagino já tem suas impressões sobre a prova. “Tive alguns problemas, normais de rali, quem não quer ter problema, que não venha para cá”, disse. “A etapa de hoje foi bem rápida, e com a poeira é preciso escolher: ou ultrapassa, ou é ultrapassado. Eu decidi por tentar ultrapassar. Foi bastante perigoso, mas consegui passar bastante gente”, disse.

Nenhum comentário: