domingo, 18 de janeiro de 2009

Armstrong e Basso: o regresso

18/01/08:15

O Tour de San Luis na Argentina e o Tour Down Under na Austrália serão os espaços para o regresso à competição de dois grandes nomes do ciclismo internacional: o americano Lance Armstrong e o italiano Ivan Basso, este que retorna após três anos de suspensão pelo seu envolvimento na Operação Porto.

Ambos têm escolhido o retorno no verão em dois países que não tem grande tradição do ciclismo, porém, a australiana Tour Down Under faz parte do calendário dos torneios Pro Tour. Armstrong, de 37 anos, correrá sem Alberto Contador, o líder da Astana.

O italiano escolheu Argentina, onde Basso será a principal atração da corrida, em apenas três equipes do Pro Tour irão participar.

Na Austrália não se fala outra coisa a não ser o retorno do 7 vezes campeão do Tour de France, determinado a provar que mesmo com sua idade “avançada” ele ainda pode voltar a sua melhor forma, e é também de seu interesse divulgar suas campanhas contra o câncer entre uma corrida e outra.

Em 8 de setembro de 2008, em plena Volta à Espanha, Armstrong anunciou o seu regresso ao ciclismo profissional com a intenção de vencer o Tour de France 2009.

Basso planejou seu regresso após dois anos de suspensão por antidopping. Aos 31 anos, o ciclista tem de mostrar que tem garra para superar essa mancha negra em sua carreira.

Basso venceu o Giro d'Italia em 2006, mas antes do Tour de France no mesmo ano, a organização o expulsou por seu envolvimento na Operação Porto.

O envolvimento com Dr. Fuentes – o pivô do escândalo - lhe custou o afastamento do CSC. Agora retorna pela equipe Liquigas Basso, onde ele assinou por duas temporadas até 2010. Estreou no Grande Prêmio do Japão em 24 de outubro, onde foi terceiro.

Em um esporte agitado e marcado pelo fantasma do doping, a temporada começa com nomes ilustres do passado.

Nenhum comentário: