segunda-feira, 20 de abril de 2009

Os cuidados com o freio de sua bicicleta

Atenção com os freios pode evitar lesões sérias

1 Componentes fundamentais em uma bicicleta, os freios devem ser cuidados com toda a atenção possível do praticante. Nas bicicletas de moutain bike, o desgaste é grande e necessita de cuidados de um mecânico especializado.

Não é recomendável nenhum reparo ou remendo feito por quem não conhece bem do assunto. Os freios podem evitar acidentes que causem lesões graves.

As bicicletas da modalidade são equipadas com freios V-Brake e Cant Lever e os ajustes feitos neles devem ser periódicos. A primeira peça que deve ter atenção é a sapata, que deve ser trocada por inteiro, anualmente, e deve estar sempre em boas condições de uso. Para o ajuste perfeito, a roda deve estar alinhada. (Clique aqui e saiba como alinhar uma roda).

Confira o estado do parafuso pequeno, localizado na base do freio, que aumenta e diminui a tensão da mola; do cabo e do conduíte também, que devem estar em boas condições e bem lubrificado. O fluído de freio deve ser trocado a cada seis meses de uso da bike, e a cada três em uso extremo.

Nenhum comentário: