segunda-feira, 30 de março de 2009

Inicia-se Projeto de Implantação do Ciclismo na Floresta - Rio Claro.

.
Vamos ajudar.

De tempos em tempos há rumores de que a FEENA, sigla para Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (nosso antigo Horto Municipal de Rio Claro) está abandonada, e, é freqüente ouvirmos comentários que pouco se aproveita de todo o potencial disponível pela floresta, que ela está sendo desmatada e degradada.
Porém, pouco se vê das inúmeras ações que vêm sendo tomadas pela administração da unidade, que busca a cada dia novas maneiras de se preservar e manter a unidade de conservação estadual que temos em nossa cidade. Inclusive, é comum conhecermos cidadãos rio-clarenses que nunca visitaram a floresta, não conhecem seu plano de manejo e tampouco sabem dos atrativos que ela oferece.
Com poucos recursos humanos disponíveis e estrutura burocrática pouco flexível (dependente do Governo Estadual), a administração e funcionários da floresta ainda enfrentam constantes problemas de caça predatória, queimadas, invasão territorial, atos de violência contra o patrimônio, etc. e têm de se desdobrar para manter e administrar mais de 918 alqueires de floresta de eucaliptos, no caso, o segundo lugar do mundo, onde se encontra uma floresta com tanta variedade de espécimes de eucaliptos.
Em 2008 foi realizado no Campus Unesp de Rio Claro o I Simpósio de Divulgação Científica da FEENA, o qual expôs, além de inúmeros projetos em andamento, a necessidade de explorar melhor a floresta, de acordo com o regimento interno da unidade (Plano de Manejo) e da legislação ambiental vigente, buscando projetos que atendam às necessidades da unidade de conservação.
Um dos projetos em andamento, de autoria de Clayton Palomares, é a implantação da atividade de ciclismo dentro da floresta. Embora seja comum encontrar ciclistas pedalando dentro da unidade, a atividade é proibida fora das “vias de uso público” as quais se restringem a três estradas: Avenida Navarro de Andrade (estrada asfaltada que tem acesso pelo Shopping e vai até a Vila); Estrada Intermunicipal Rio Claro/Araras (estrada de terra que tem acesso pela Bela Vista e cruza a floresta); e por fim, a estrada que interliga as anteriores e passa em frente a Hípica.
Este projeto tem como objetivo regulamentar a atividade que já acontece na unidade e implantar uma área exclusiva para o ciclista transitar dentro da floresta, pedalando com mais segurança, em um local próprio para tal. Desta maneira, está sendo realizado um questionário que busca coletar dados para dar subsídio a implantação do ciclismo na floresta.
O questionário pode ser respondido até o final de Março, por todas as pessoas que já entraram de bicicleta dentro da floresta. Está disponível online através do link: http://www.hotshare.net/br/file/121270-9840689031.html e, também, no prédio da Administração da FEENA, na Secretaria Municipal de Esportes, na Academia Boa Forma, na MTB Racers e nas bicicletarias Sport Bike, Sun Bikes e Motocar. Maiores informações com Clayton pelo (19) 3557-0992 ou email: ciclismorc@hotmail.com

Nenhum comentário: