sexta-feira, 13 de março de 2009

Conheça as 15 montanhas mais espetaculares para a escalada


13/03/ - 08:00

Veja a localização de cada montanha no Onde Praticar

Entre as quinze formações rochosas consideradas as mais bonitas e difíceis de se escalar do mundo, existem duas localizadas no Brasil, Agulha do Diabo e o Monte Roraima. Confira a lista feita pelo site Hottnez.com:

15ª - Meteora, Grécia
A formação rochosa, conhecida como “rocha suspensa”, está localizada entre o rio Peneios e as Montanhas Pindus. Os mosteiros que lá estão são cercados por pilares de rochas naturais de arenito. Considerado patrimônio mundial pela Unesco, a região abriga seis mosteiros e um dos locais mais importantes pelo seu potencial de escalada.

14ª - Dead Horse Point – Utah, Estados Unidos
Localizado no Parque Nacional Canyonlands, o Dead Horse Point é conhecido mundialmente pelas cenas do filme Missão Impossível, com Tom Cruise. Junto ao rio Colorado, a montanha possui características topográficas interessantes, como descidas do planalto por três lados. Mas a região é pouco visitada por turistas por conta da aridez do clima e a falta de água e alimentos.

13ª - Spider Rock – Arizona, Estados Unidos
Com 224 metros, a Spider Rock é formada por arenito vermelho, encontrado no Parque Nacional do Arizona (EUA), no Canyon de Chelly. A rocha, que se parece com prédios, foi formada há cerca de 230 milhões de anos pelas camadas de areia da região levadas pela força do vento. O nome (Pedra Aranha) vem de lenda norte-americana

12ª - Shiprock - Novo México
A partir de uma erupção vulcânica e formada por basalto e magma solidificado, a Shiprock possui 600 metros e 500 de diâmetro, pode ser visto de longe por escaladores e turistas. A área com formações vulcânicas compreende o Arizona, Utah e Colorado, nos Estados Unidos.

11ª - Agulha do Diabo – Rio de Janeiro
No Brasil, a Agulha do Diabo fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, e está na 11ª colocação entre as rochas mais espetaculares para escalada. Com 2.050 metros, é considerada uma das mais complicadas de realizar qualquer tipo de atividade por conta de obstáculos naturais.

10ª - Las Torres de Vajolet- Alpes Italianos
Las Torres de Vajolet possui uma beleza incomparável. Mas a beleza não pode impressionar os escaladores, que possuem a rota Arete Delago como a mais conveniente para alcançar o topo.

9ª - Prekestolen - Forsand, Noruega
A rocha Preikestolen or Prekestolen, conhecida também como Pregador do Púlpito ou Púlpito Rock possui 604 metros e no topo é plano, com 25 por 25 metros, que explica o nome dado à pedra. É umas das atrações turísticas da Noruega que já atraiu 95 mil pessoas em uma caminhada de cerca de 4 quilômetros.

8ª - El Capitan - Yosemite National Park, Califórnia, Estados Unidos
“O Capitão”, apesar dos seus 900 metros, tem uma das ascensões verticais mais desafiadoras. Localizado no Parque Nacional de Yosemite, possui ao lado das cataratas uma trilha que leva a um precipício, mas a grande dificuldade encontrada é a formação da pedra: granito, que possui mais de 100 milhões de anos e não possui ‘fendas’.

7ª - Monte Thor - Ilha Baffin, Canadá
Considerado o mais alto precipício vertical do mundo, o Mount Thor fica no Parque Nacional Auyuittuq, no Canadá. Com 1.675 metros de altitude e 105º de ângulo vertical, é uma das rochas preferidas pelos escaladores.

6ª - Monte Roraima – Venezuela, Brasil, Guiana
Entre três paises da América do Sul, Venezuela, Guiana e Brasil, está localizado o Monte Roraima, com 2.810 metros. Esta é uma das formações geológicas mais antigas do mundo e está situado no Parque Nacional Canaima, na Venezuela. Para alcançar o cume, a longa caminhada pode durar cerca de dois dias. Sua formação geológica é chamada de meseta, uma espécie de chapada.

5ª - Bugaboo Spire - Columbia-Kootenay, Canadá
Entre as geleiras Vowell e a geleira Crescente encontra-se o Bugaboo Spire, uma das rochas mais famosas do Canadá. Com 3.204 metros e formação de granito, possui duas vias: Northeast Ridge e Rota Kain.

4ª - Las Torres, Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia, Argentina
Com montanhas, geleiras, rios e lagos ao seu redor, Las Torres, na Patagônia, tornou-se um dos pontos turísticos. No Parque Nacional Torres Del Paine também há o maciço Paine. Os alpinistas, ao chegar no topo, podem apreciar a vista do vale com as diferentes formações rochosas.

3ª - Saint Matterhorn, Zermatt, Suíça
Com 4.478 metros, o Saint Matterhrn é um dos picos mais altos dos Alpes Suíços. Os primeiros a subir esta formação rochosa foi o britânico Edward Whymper em 1865.

2ª - Cerro Torre - Patagônia, Argentina
As condições climáticas e a dificuldade da subida íngreme acabam “maquiando” os 3.128 metros de altitude para os alpinistas. A Cerro Torre localiza-se nos campos de gelo do sul da Patagônia e o pico desta montanha fica a oeste de Cerro Chalten, região disputada pela Argentina e pelo Chile. Esta é a maior montanha da região, que é composta por mais três formações: Torre Egger, Punta Herron, e Cerro Stanhardt.

1ª - Nameless Tower - Paquistão
Também conhecida como Trango Tower, a Nameless Tower (Torre Sem Nome) está localizada na Geleira Baltoro, no norte do Paquistão. Com 6.239 metros, é a número um entre as mais espetaculares rochas. Lá existem alguns dos maiores penhascos e é considerada uma das escaladas mais difíceis do mundo. Possui oito rotas diferentes para alcançar o cume, entre elas a Eternal Flame (Chama Eterna).

Nenhum comentário: