quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Sem lágrimas e com pedidos de ‘fica’, Vanderlei dá adeus à carreira profissional


01/01/ - 07:38

Fundista medalha de bronze em Atenas-2004 afirma que pretende descansar e ser apenas um coadjuvante no esporte que o projetou

O tempo não foi dos melhores –52m12s-, tampouco o resultado final, na 102ª colocação. Mas, mesmo não estando na sua melhor forma depois de três meses parado por conta de uma pubalgia e somente quatro semanas de treinos, Vanderlei Cordeiro de Lima se sentia um verdadeiro campeão, após cruzar a linha de chegada da 84ª corrida de São Silvestre –a 11ª na sua carreira.

Com as pernas cansadas e doloridas, o fundista de 39 anos não deu muita bola para o cansaço e distribuiu sorrisos e abraços após a prova. Comemorou o fato de ter terminado a corrida, mas não deixou nenhuma lágrima correr pelo seu rosto marcado pela idade e pelo sol.

- Senti vontade de chorar em dois momentos da corrida, mas me segurei. Não era justo, em um dia tão especial, eu chorar. Controlei a emoção. Na parte final da corrida bateu um desespero, mas me controlei novamente e tratei de usufruir daquilo tudo – comentou o atleta, medalhista de bronze em Atenas-2004, depois da sua última corrida internacional na carreira.

Depois de ser homenageado pela organização da prova, o atleta finalmente se encontrou com Ricardo D’Angelo, seu treinador e amigo. Vendo a satisfação do seu fundista, o técnico não escondeu o sorriso largo e tratou de brincar.

- Poxa! Com esse tempo de 52m acho que a gente precisa rever essa aposentadoria. Eu falei para todo mundo que achava que faria em 55m – comentou o treinador.

- Não dá! Fiz esse tempo, mas as minhas pernas não estão agüentando mais – respondeu Vanderlei, brincando com o troféu que ganhou pelos feitos no atletismo.

Agora, a trajetória de Vanderlei é história, inspiração para as futuras gerações do atletismo brasileiro. Os 15km da última São Silvestre como profissional ficarão para sempre na memória do atleta e das pessoas que, durante todo o trajeto gritaram o seu nome e pediram para que ele revisse a nova condição de aposentado.

O medlahista de bronze nos Jogos de Atenas, se despediu da carreira profissional nesta quarta
- Como foi bonito ver tudo isso! Foi um verdadeiro sentimento de vitória. Escrevi uma carreira bonita no atletismo e isso vai ficar na lembrança de muitos brasileiros. Nunca vivi um momento como esse. Foi gostoso, pois parecia que eu estava liderando a prova, com as pessoas gritando e me motivando a continuar. Eu me diverti o tempo todo.

A partir deste 1º de janeiro, Vanderlei já avisou que será apenas um atleta amador. Não terá tantas preocupações com provas e pretende passar a maior parte do tempo em Cruzeiro do Oeste, sua cidade natal, onde tem um pequeno pedaço de terra e um lago para pescar. No entanto, ele não descarta correr a próxima São Silvestre entre os amadores.

- Tudo depende de planejamento. Se estiver bem no fim do próximo ano, posso correr. Não é um adeus. Apenas um até breve.

Um comentário:

Anônimo disse...

lol,so nice