quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Correnteza faz Telefonica Blue chegar na liderança da Volvo

16/12/08 - 06:50

Telefonica Blue se mantém na liderança

Após um dia que a flotilha andou praticamente junta, o dia de hoje teve grandes mudanças na classificação dos barcos por conta dos fracos ventos (variando entre 8 e 10 nós, cerca de 14 e 18 km/h) e das fortes correntezas. A liderança, com a diferença de 20 milhas náuticas, aproximadamente 37 quilômetros, é do Telefonica Blue, comandado por Bouwe Bekking. Após as primeiras pernas da Volvo Ocean Race perdendo pontos e com dificuldades, a embarcação dispara, faltando 1308 milhas náuticas para chegar em Cingapura.

As embarcações optaram por um desvio ao norte e o Ericsson 4, de Torben Grael seguia na liderança. A flotilha refez o traçado, voltando para o sul, e neste momento o Telefonica Blue assumiu a ponta. “Passamos boa parte das últimas 24 horas batalhando contra uma enorme quantidade de corrente, que era algo semelhante a passar o dia todo correndo freneticamente em uma esteira”, disse o navegador do Telefonica Blue, Simon Fisher.

Na segunda colocação está o Green Dragon, lado a lado com o Ericsson 4. Na terceira colocação, 30 milhas náuticas do líder e a 9 do terceiro colocado, está o Telefônica Black.

Pontuação - Os barcos da Volvo Ocean Race rumam para o porto de Cingapura, em uma das pernas mais curtas da competição. Mesmo com apenas 3.611 quilômetros, os competidores devem passar por um portão de pontuação no Estreito de Málaca, entre a Indonésia e a Malásia.

Nas pontuações até esta terceira perna da prova, a tripulação internacional do Ericsson 4 lidera com 26 pontos, seguida pela Telefônica Blue (19 pontos), Puma (18), Green Dragon (16), Ericsson 3 (14,5), Telefônica Balck (13,5); e empatados com 7,5 pontos estão o Delta Lloyd e o Team Rússia.

Nenhum comentário: