domingo, 16 de novembro de 2008

Concluído levantamento de percurso do Piocerá 2009












16/11/ - 07:h50

Off-Road - O levantamento de percurso do Rally Piocerá 2009 já foi finalizado pela equipe técnica da prova. A competição acontece de 26 a 31 de janeiro, saindo de Teresina, no Piauí, com direção a Fortaleza, capital cearense. O diretor de prova, Ehrich Cordão, já adianta que a prova já começa bem técnica logo na 1ª etapa, com muitos laços e pegadinhas.

Ainda nesse primeiro dia, os competidores enfrentam estradinhas e um trecho de floresta natural, para depois chegaram até Altos, ainda no Piauí. Depois, a prova segue para Coivaras, passando por uma estrada de 28 km, e depois por um caminho de terra. O segundo neutralizado do dia é Campo Maior. Após isso, a prova segue para Jatobá, passando por trilhas e campos de carnaúbas. O ponto final do dia é Pedro II.

Na 2ª etapa, eles saem de Pedro II em direção a Parnaíba, passando por diversas subidas e descidas em estradas de terra, e vários laços. "Nossa recomendação é que o piloto tenha cuidado com as pedras escondidas no meio dos caminhos, será comum e é bom ter cuidado para não furar um pneu", alertou Cordão.

A 3ª etapa marca a saída do Piauí. Os competidores largam em Parnaíba, ainda no Piauí e atravessam as dunas do Povoado Portinho, passando ainda pela Praia do Coqueiro e Barramares. A primeira cidade cearense a receber o Piocerá é Chaval. Lá, os competidores enfrentam estradas de terra e areia, e devem ficar atentos porque é onde podem se perder mais facilmente, antes de chegaram a Granja.

As dunas de Camocim estariam presentes nessa etapa, mas a organização decidiu cortar esse trecho. "O percurso é muito longo, por isso resolvemos cortar caminho para os 4x4 deixando o dia menos cansativo e mais prazeroso", afirmou Cordão. Após Granja, os competidores passam por um deslocamento de asfalto até Coreaú. Após isso, um visual deslumbrante até Sobral.

E, finalmente, a 4ª e último etapa do Piocerá. Eles saem de Sobral, e vão para Irauçuba, primeiro neutralizado do dia. Depois, mais subidas, descidas e passagens por pequenos vilarejos. O destaque fica por conta do vilarejo Três Olhos Dáguas, que terá um percurso travado, com médias horárias baixas, que se assemelham a Cordilheira dos Andes.

O próximo neutralizado do dia é em Itapajé. Depois, mais trechos de serra, passando pelo açude de Mundaú em Uruberetama. Após Umirim, a prova segue para o litoral, passando por Taíba e Pecém, até a barra do Cauípe, para depois chegarem as dunas de Cumbuco. O ponto final é a bela Fortaleza, capital do Ceará e a despedida da 22ª edição do Piocerá.

Nenhum comentário: