sábado, 17 de maio de 2008

COLUNA BIKE E AVENTURA - SÁBADO, 17 DE MAIO

4 comentários:

Anônimo disse...

Busbike - o cúmulo do hamster na esteirinha

O pessoal anda comentando sobre esse Busbike que está circulando no Rio. A maioria dos ciclistas limitou-se a rir da idéia. Outros ficaram revoltados, alguns poucos acharam legal. Mas certamente não compreendemos a emoção desse brinquedo. Ele não foi feito para nós, criaturas do ar livre.

Uma amiga minha sintetizou sua opinião com a frase título desse post: "o cúmulo do hamster na esteirinha". E olha que ela é (ou já foi) rata de academia.

O que acontece é mais ou menos o seguinte. Leonardo inventou a bicicleta para as pessoas terem mobilidade. Então alguém inventou a tal ergométrica, que é pra fazer a bicicleta ficar parada. Agora aparece um e coloca a bicicleta parada dentro de um ônibus, que é para ela poder andar. O próximo passo é fazer o ônibus ficar parado em cima de uma carretinha, com um caminhão rebocando, assim uma pessoa pode brincar de motorista de ônibus enquanto as outras brincam de ciclista...

Pra mim parece aqueles brinquedos de parque de diversão, em que vários carrinhos ficam andando em círculos, com crianças dentro brincando que estão dirigindo. No Busbike brinca-se de andar de bicicleta, sem os perigos de andar sem rodinhas. Sem o vento no rosto. Sem a emoção de sentir uma descida. Sem o desafio de olhar uma subida e pensar "eu vou vencê-la", com a recompensa do visual de lá de cima ou da ladeira que te aguarda do outro lado.

Cada um tem direito de se divertir com o que quiser, que fique claro! E eu sou da opinião de que cada um faz o que quer com a sua vida, desde que não prejudique ou incomode os outros. E é justamente aí que está o problema: brincando de ciclista dentro de um ônibus no meio da rua, ocupam um espaço danado, poluem e ainda atrapalham o trânsito!

O mais engraçado é que o site deles traz ao lado da foto do ônibus a frase "liberte-se". É, liberte-se. Fique preso dentro de um ônibus como um animal em uma jaula enquanto o mundo passa lá fora.

Quer liberdade? Compra uma bicicleta! Parafraseando aquela campanha da Caloi: "bicicleta é liberdade, esqueceu?"

Em tempo: busbike de verdade é esse aqui, ó.

Anônimo disse...

A Human Powered Bus seen in Eindhoven, the Netherlands...
The "bus" takes 32 pedallers, a driver and a guide. It is constructed on a truck chassis, weighs 2500 kg and uses 80 meters of bike chain...

The contraption has been used to bring technology students from Eindhoven University of Technology to a brewery and back...

Data:
Chassis: DAF 95 truck chassis.

Measures: 11,30m * 2,5m.

Means of propelling: 32 pedal devices, 80 meters of chain, > 100 chainwheels.

Expected torque: 2000 Nm towards the brewery in Lieshout, 800 Nm at the return trip.

Travelling speed: 20 km/h.

Gearbox: Scania, 10 forward, 2 reverse.

Empty weight: 2,5 metric tons.
Site (in Dutch) of the builders and operators of the human powered bus, student organization W.S.V. Simon Stevin. Follow link "stunt" to go to the page presenting the HPbus.





More pictures... [1] [2] [3] [

Anônimo disse...

"Dirigir é como viver"

É o que diz uma nova propaganda de TV para um carro de luxo - "dirigir é como viver: você escolhe o caminho e aproveita o momento".

Essa frase dá muito o que pensar, mas para não parecer ranzinza vou tentar me conter nos comentários:

Primeiro: Viver é muito mais que isso. Mais do que aproveitar momentos dentro de um carro, mais do que escolher um caminho e deixar rolar. A diferença entre dirigir e viver é a mesma entre ler sobre uma praia ou visitá-la; entre falar com alguém pelo telefone ou abraçar essa pessoa; olhar o cardápio ou saborear o prato. O carro pode ser um meio para se chegar a algum lugar onde você vai viver, mas dizer que dirigir é viver é como se contentar em tentar sentir um cheiro pela TV.

Segundo: Aqui em São Paulo você pode escolher o caminho à vontade, não tem muito o que aproveitar quando se está preso no trânsito. Você tem carros por todos os lados e não pode nem se permitir a liberdade de dizer "ah, cansei", sair do carro e ir embora. Os momentos que você vai aproveitar aqui com esse carro de luxo são de stress, ansiedade e medo de ser assaltado.

Fique menos tempo atrás do volante, tem uma vida do lado de fora te esperando. Ao vivo e em cores, com emoções de verdade.

Anônimo disse...

Colocando uma manopla nova

Uma boa manopla é difícil de encaixar no guidão. Por isso, trocar as manoplas da sua mountain-bike pode não ser uma tarefa fácil, mas um pequeno truque pode ajudar.

Limpe bem o guidão, para tirar a oleosidade, e depois seque totalmente. Se a manopla não for nova, limpe-a por dentro e depois seque bem, não deixando nem um pouco de umidade.

Nessas condições, se ela entrar fácil é porque ainda tem algum problema, que pode ser folga da manopla - aí complicou. Algumas pessoas recomendam passar laquê, daqueles de usar no cabelo, porque aquilo seca rápido e vira meio que uma cola. Outra dica é você aumentar a espessura do guidão com alguma fita - a isolante é uma boa opção, estique bem ela para que não fique solta.

Se ela estiver meio difícil de entrar, está do jeito certo. Ruim de entrar significa que será ruim de sair também, ou seja, ela vai se agarrar no guidão do jeito que precisa ser. O truque para conseguir colocá-la sem *muito* esforço é pingar álcool entre ela e o guidão. O álcool seca rapidinho, tão rápido que é capaz de você ter que reaplicar algumas vezes para conseguir vestir a manopla toda. Mas depois que seca, a manopla não gira mais.

Se você usar água na hora de colocar a manopla, a água pode levar alguns dias para secar (dependendo do clima, temperatura e composto da manopla). Nesse meio tempo, ela vai ficar girando em falso e isso pode até ser perigoso, porque há chance dela escorregar ou escapar quando você mais precisar dela, te presenteando com um belo capote.

Quando você tiver que tirar a manopla de lá, pode usar água mesmo, porque depois você vai poder secá-la antes de reutilizar.