sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Use os freios com inteligência

O uso dos freios com consciência e agilidade também faz você andar rápido, basta um pouco de técnica e sintonia com todo o conjunto.

A primeira dica importante é ter os freios sempre em ordem.

Quando pensamos em freios lembramos que é um equipamento que serve somente para diminuir, desacelerar ou parar, o que é correto, sendo essa sua principal função; mas para o Mountain Bike por exemplo os freios são muito mais do que isso, eles servem também para ajudar a direcionar, alinhar e posicionar a bicicleta na pilotagem.

Como Funciona:Quando estamos pilotando uma bike enfrentamos todos os tipos de situações e obstáculos e é nessa hora que a técnica do uso dos freios entra em ação.
Vamos lembrar primeiro que o freio dianteiro serve somente para diminuir a sua velocidade; quando utilizar mantenha um aperto leve e constante para que não trave de jeito nenhum, sabendo que se acontecer é chão na certa.(Foto derrapando de frente)
O trabalho fica mesmo por conta do freio traseiro, é ele que tem que funcionar o tempo todo com freadas de todos os tipos.
O foco adiante é de extrema importância, pois é o que vai mostrar para qual direção devo ir podendo assim usar os freios com eficiência e exatidão, posicionando a bike da melhor maneira possível.
A derrapada programada da roda traseira é a chave de tudo, é esta manobra que vai direcionar a sua bike para uma curva perfeita ou mudança de lado para uma linha mais limpa evitando algum obstáculo indesejado.(foto derrapando)
Esta técnica é que faz a diferença entre passar de qualquer jeito uma curva ou obstáculo perdendo tempo ou aprimorar as suas freadas para traçar uma linha mais curta e andar mais rápido.
O corpo também é parte importante na eficiência dos freios quando posicionado corretamente; o ideal é manter o corpo acima do selim ou mais para trás colocando peso na roda traseira; nas curvas o apoio do corpo deve ter auxilio do selim para dar mais estabilidade e segurança nas freadas. (foto corpo p/ trás)
O apoio dos pés no chão em uma derrapagem mais ampla também tem a sua utilidade evitando a queda e agilizando a sua saída novamente.
O aperfeiçoamento técnico para o uso dos freios deve ser levado em conta por fazer parte do processo de pilotagem.
A regulagem dos freios é muito pessoal, mas alguns toques talvez possam ajudar a melhorar ainda mais. Percebo nas bikes de algumas pessoas que costumam regular os freios muito alto onde basta encostar o dedo e a bike trava, isso é um perigo.
Segue o conceito que o freio dianteiro deve ficar com a regulagem baixa somente para ajudar a diminuir a velocidade; já o freio traseiro deve ficar um pouco mais alto por comandar o processo de freada e pelo desgaste das sapatas.
Outro detalhe é o uso das mãos, temos que pensar que o dedo deve funcionar como uma alavanca e não esticado; a maçaneta um pouco mais próxima melhora a sua pegada no guidão ajudando até a economizar energia dos seus dedinhos.

OBS: Não podemos esquecer os vários tipos de modelos de freios:

Vamos citar os mais usados que são as de mountain bike que são muito utilizadas também nos modelos de bicicleta para cidade:

Cantilever:
V.Brake
Hidráulico
Disco mecânico
Disco Hidráulico

Cada modelo tem suas diferenças na eficiência, nunca vá direto para a trilha com um equipamento novo, experimente ele na rua mesmo por algumas vezes para acostumar com a precisão, assim você poderá usar com mais confiança.
Importante: Dependendo de onde você for andar a escolha dos pneus e a calibragem certa pode fazer uma grande diferença na eficiência das freadas.

Boas Pedaladas ! E use sempre o capacete !

Texto:
Edu Ramires
Ciclsita, diretor do Sampa Bikers, atleta, técnico da seleção brasileira de mountain bike e campeão mundial amador de mtb em 1989.
Utiliza em sua bicicleta os freios da marca Fórmula http://www.formula-brake.com/en

5 comentários:

Anônimo disse...

What's up, all the time i used to check website posts here early in the morning, as i love to learn more and more.

Here is my blog ... dragon on dragonvale

Anônimo disse...

Hello there, You've done an incredible job. I will certainly digg it and in my view recommend to my friends. I am sure they will be benefited from this website.

Look at my blog: Best GPT Site

Anônimo disse...

Do you have a spam problem on this site; I also am a
blogger, and I was wondering your situation; many of us have created
some nice procedures and we are looking to exchange
strategies with others, please shoot me an email if interested.


my page ... Watch TV Shows

Anônimo disse...

Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that.
And he just bought me lunch since I found it for him smile Therefore let me rephrase that: Thank you for
lunch! "Life is a continual upgrade." by J. Mark Wallace.


Here is my page: adfocus bot

Anônimo disse...

Your style is really unique compared to other folks I have read stuff from.
Thank you for posting when you've got the opportunity, Guess I'll just book mark this site.


Take a look at my site: sexy games