quarta-feira, 27 de maio de 2009

João Tomasini, presidente da CBC, defende repasse de verba ao Comitê Olímpico em Brasília


1 João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, representa outros 15 presidentes de federações em reuniões em Brasília, no Ministério do Esporte, em movimentação contra o Projeto de Lei que prevê a mudança do repasse destinado pela Lei Piva ao Comitê Olímpico Brasileiro e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro em detrimento de clubes de futebol, formadores de atletas.

A lei indica que 2% do valor bruto arrecadado em loterias federais são repassados ao COB e CPB, sendo o Comitê Brasileiro responsável por 85% do valor e o Comitê Paraolímpico, 15%.

Os clubes que lutam por 30% do valor repassado ao COB formaram o Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos – CONFAO – e informam que o COB utiliza 50% do valor total com despesas administrativas, e por isso consideram que a verba pode ser melhor aproveitada se repassada a eles.

“O motivo da comissão é tentar modificar Projeto de Lei para que não haja essa considerável redução, o que faria o esporte olímpico brasileiro retroceder ao período em que não tínhamos esse auxílio da Lei Agnelo/Piva”, comentou Tomasini.

Os presidentes foram recebidos no Ministério do Esporte pelo Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser e discutiram as ações contra a aprovação do Projeto de Lei. Os representantes dos esportes olímpicos brasileiros também almoçaram com o deputado federal Deley de Oliveira (PSC-RJ), estiveram com o relator do Projeto de Lei, deputado José Alves Rocha (PR-BA), participaram de uma audiência com o deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Gilmar Machado (PT-MG). O Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), também os recebeu numa audiência especial para discutir o projeto.

“Esperamos conseguir aprovar emendas que encontrem um bom termo para todas as partes envolvidas, assim não perderemos este importante recurso para o esporte olímpico brasileiro e também atender aos anseios de clubes e entidades escolares e universitárias”, completou Tomasini

Nenhum comentário: