domingo, 19 de abril de 2009

Copa Brasil de Canoagem Slalom abre temporada no Rio das Mortes

Corredeiras exigirão muita técnica dos canoístas

Primavera do Leste, em Mato Grosso, recebe neste domingo (19) a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, que acontecerá no Rio das Mortes, famoso por suas difíceis corredeiras.

“Realmente as corredeiras são bem violentas, o que exige muita técnica dos canoístas. Ainda mais agora, que choveu nos últimos dias aumentando consideravelmente o volume de água do rio. Contudo, temos o suporte de uma equipe contratada de resgate e do Corpo de Bombeiros da região em caso de necessidade”, tranquilizou Darci Oberdan, presidente da Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso e organizador do evento.

Esta será a segunda vez que a cidade matogrossense recebe uma etapa da Copa Brasil. A primeira vez foi em 2008, quando foi descoberta a canoísta Ana Vieira Vargas. “O evento ano passado já foi um sucesso, e esperamos que este ano também seja, pois melhoramos a estrutura de competição, construímos uma plataforma para que fotógrafos e cinegrafistas tenham um melhor local para trabalhar e receberemos todos os atletas em hotéis da cidade. Ano passado os resultados para a cidade foram os melhores possíveis e acreditamos que este ano poderemos conquistar ainda mais”, disse Oberdan.

A segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom será em setembro, ainda sem lugar definido, e a 3ª etapa será em novembro, na cidade gaúcha de Três Coroas. A 1ª etapa será disputada por 30 atletas, divididos nas categorias: K1 Cadete, K1 Júnior, K1 Sênior, K1 Máster, Feminino Júnior, Feminino Sênior, C1 Júnior, C1 Sênior, C2, Equipe, Iniciante Cadete masculino, Iniciante Júnior masculino, Iniciante Sênior masculino, Iniciante Feminino Categoria Única e Iniciante C1.

“Os eventos da Copa Brasil serão integrados ao Campeonato Brasileiro de Slalom, marcado para o mês que vem em Cerquilho (RS), e com o Itaipu Internacional, competição que acontece em julho, em Foz do Iguaçu”, informou Luiz Augusto Merkle, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem.

Nenhum comentário: