sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Torben Grael se recupera e sobe 2 posições; Green Dragon sofre quebra importante






23/01/ - 07:33

Torben tira seu barco da última colocação

Os ventos fortes nem chegaram à flotilha da Volvo Ocean Race e os problemas começam a surgir. Pelo menos para a equipe Green Dragon. A embarcação sofreu uma quebra importante nesta quinta-feira (22), com um dos cabos que seguram o mastro do barco que se rompeu, chamado stay (estai). Graças à rapidez na ação da tripulação, ninguém se feriu. Eles folgaram as velas e impediram que o mastro quebrasse.

A equipe navega agora somente com a genoa 4 e a vela mestra. Eles ainda têm 1500 milhas náuticas até Qingdao e a velejada, certamente, será prejudicada graças ao dano.

“É decepcionante porque estávamos lutando para estar entre os líderes. Foi colocado um novo stay no começo da regata e não tenho idéia do que pode ter ocasionado a quebra. O importante é que ninguém se machucou e graças a ação da tripulação, nosso mastro não quebrou. A decepção maior fica por conta de que queríamos ter um desempenho forte nesta perna. Manteremos a velocidade mais alta que pudermos. Como sempre, nós não abandonaremos”, disse o comandante Ian Walker.

Ventania - As outras seis equipes já começam a escolher as rotas que seguirão na aproximação com Taiwan. As opções são à leste e oeste da ilha. À oeste, os barcos passarão pelo canal de Taiwan, com ventos previstos de até 40 nós, cerca de 76km/h. Já à leste, a previsão é de ventos de 35 a 40 nós, porém é em mar aberto. Em ambas as regiões, os ventos serão contra. “A previsão de ventania nos próximos dias nos preocupa, claro”, declarou Walker.

Telefonica Black, o 4º colocado, Delta Lloyd e Green Dragon, 6º e 7º colocados, respectivamente, parecem estar seguindo o rumo do oeste de Taiwan. Puma, 1º colocado, e Telefonica Blue, 2º, se distanciam por apenas 4 milhas e seguem exatamente pela rota central traçada para Qingdao.

O Ericsson 4, de Torben Grael, deixou a última colocação e assume a 5ª colocação após se aproximar da rota central até a China. Velejando a 11 nós, ele se distancia por 10 milhas do Telefonica Black e 44 milhas do Puma. Recuperando-se também, o Ericsson 3 já é o 3º colocado e segue os mesmos caminhos do companheiro de equipe comandado pelo brasileiro.

Nenhum comentário: