quinta-feira, 13 de novembro de 2008

São Caetano lutará pelo título dos Jogos Abertos










13/11/ - 08:h06

Depois de três meses de preparação intensiva, a equipe de ciclismo de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calipso/Maxxis) inicia nesta quinta-feira sua participação nos 72º Jogos Abertos do Interior, que estão sendo realizados em Piracicaba. A equipe do ABC é atual bicampeã da competição.

“Estamos muito bem preparados para os Jogos Abertos do Interior. Essa competição é o nosso principal objetivo no segundo semestre”, disse o treinador da equipe Eduardo Walter Trillini. “Queremos brigar pelo título no masculino e no feminino, mas sabemos que é muito difícil. O circuito é muito seletivo e isso vai dificultar para todas as equipes”, acrescentou o técnico, que iniciou a preparação para os Jogos Abertos do Interior em agosto, após dar um mês de descanso aos atletas devido ao desgaste do primeiro semestre.

A equipe de ciclismo masculina de São Caetano do Sul, que venceu todas as provas dos Jogos Regionais, mas acabou ficando em segundo lugar na classificação geral em virtude do regulamento, estará representada na competição por dez atletas: Francisco Chamorro (ouro na velocidade por equipes, por pontos e resistência nos Jogos Regionais), Fernando Firmino (ouro na velocidade individual e velocidade por equipes), Marcos Vinicius, o Mancha (ouro na velocidade por equipes), Edson Corradi, Raul Cançado, Juninho, Luisão, Diego Portugal e Paulista. No feminino, a equipe terá Natália Santana e Camila Coelho, que disputam as três provas do programa: velocidade individual, por pontos e resistência.

Já a equipe masculina será dividida. Chamorro, Fernando Firmino e Mancha disputam a velocidade por equipes, que acontece na quinta-feira. Fernando Firmino e Mancha voltam à pista na sexta-feira para disputar a velocidade individual. No sábado, Chamorro, Edson Corradi, Raul Cançado, Juninho e Luisão competem na prova por pontos. Já último dia da modalidade, a equipe completa participa da prova de resistência.

A equipe de São Caetano é patrocinada pela Sundown, Nossa Caixa, Calipso, Maxxis e Cesc.

Os Jogos Abertos do Interior

Os Jogos Abertos do Interior é a competição mais tradicional do Brasil, sendo o evento que reune mais atletas da América do Sul, superando até mesmo os Jogos Sul-americanos. A competição é disputada anualmente desde 1990 mas com algumas interrupções ela acontece desde 1936, quando a cidade de Monte Alto foi sede.

Criados em 1936 os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia . Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição.

Exemplos fortes disto são a lutadora de Judô, Edinanci Silva, que ainda hoje disputa os Jogos Abertos e o lutador de taekwondo Diogo Silva. Os Jogos Abertos certificam ainda sua importância pela participação de equipes de esportes coletivos fortes como o basquete masculino de Franca, a feminina de Ourinhos, o voleibol feminino de Osasco, o handebol masculino da Metodista de São Bernardo do Campo e a de Futebol de Salão de São Caetano do Sul.

A competição de 2008 terá início no próximo dia 14 e irá até o dia 23 de novembro. Os esportes em disputa são: Atletismo, basquete, biribol, bocha, canoagem, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, Ginástica Rítmica, handebol, judô, Karatê, luta, malha, natação, Quimbol, tawekondo, tênis, tênis de mesa, volei de praia, volei e xadrez. Além de uma competição para deficientes.

A cidade de Santos é a grande campeã do evento com 25 títulos, mas São Caetano, com 12, vem tirando essa diferença ano a ano. Isso por que a cidade está investindo muito forte nos esportes, com fortes equipes como atletas olímpicos, como no boxe e no volei. Excessão feita à edição de 2003, quando Santoos foi campeã jogando em casa, a cidade do ABC conquistou todos os títulos e para 2008, em Piracicaba, não deve ser diferente.

Nenhum comentário: