segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Rio de Janeiro, capital da aventura: Mountain Bike




27/10/ 10:h49



Pedalar no Rio é um grande prazer. Fora as pedaladas urbanas pelos 132,5 km de ciclovias, que ligam o centro aos bairros e praias da Zona Sul e Barra da Tijuca, existem pedaladas clássicas para os amantes do verdadeiro mountain bike.

Partindo de um dos pontos turísticos mais famosos do Rio, a Vista Chinesa, começa uma das trilhas mais radicais da cidade. Um downhill com trechos de altíssima velocidade e outros muito técnicos onde é obrigatório ir bem devagar. Essa trilha acaba no Parque da Cidade, na Gávea, um dos melhores lugares do Rio para um pedal.

Uma das trilhas mais procuradas é conhecida como Pista de Mountain Bike do Parque da Cidade. Um caminho de terra difícil, com muito sobe e desce, terminando com dois dowhills bem técnicos. Ainda no Parque da Cidade, outra boa opção é a trilha que liga o parque ao Horto. Nesta você não encontra descidas tão técnicas, mas em compensação precisa ficar ligado na orientação, já que de vez em quando a direção fica confusa.

No Parque Nacional da Floresta da Tijuca dá para experimentar um pouco de tudo: trechos retos, descidas velozes, slalons e subidas extenuantes. Infelizmente as trilhas na mata, perfeitos single tracks, estão fechadas para as bikes devido ao impacto ambiental que a atividade intensiva andava causando. De qualquer forma a diversão é garantida.

Ao lado do Parque, no Alto da Boa Vista, um treino interessante pode ser feito na Estrada da Paz. Uma estradinha tranqüila que sai do Batalhão do Corpo de Bombeiros, próximo à pracinha do Alto, e vai até a Praça Martins Leão, com direito a um mirante de onde você pode apreciar um visual incrível da Floresta e Barra da Tijuca. A Estrada da Paz é segura, tem pouco movimento de carros e é perfeita para um treino puxado: cerca de 4 km só de subida íngreme. Como depois de uma subida tem sempre uma descida, a volta é veloz, muito sinuosa e por isso, todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário: