11/11/ - 19:h30
Um dos maiores desafios da vela oceânica mundial teve largada na cidade de Lês Sables d’Olonne, na França, no último sábado. A Vendée Globe conta com 30 barcos na disputa pela volta ao mundo solitário. Dentre os competidores, 18 são franceses, 6 britânicos, 2 suíços e um representante da Espanha, Canadá, Estados Unidos e Áustria.
Alguns dos barcos foram projetados exclusivamente para a prova, as apostas ficam com mastros-asa elípticos e uso de ligas incomuns para as quilhas. No percurso da prova, as novidades da edição são Ice Gates, linhas imaginárias que as embarcações devem passar para evitar que mergulhem em altas latitudes e encontrem icebergs.
Os ventos de mais de 50 nós (aproximadamente 92 km/h) formaram ondas de mais de seis metros que devastou alguns barcos da prova. O suíço Bernard Stamm foi um dos competidores que sofreu com as ações da natureza e teve que retornar ao porto após chocar-se com um barco pesqueiro.
Faltam 23260.6 milhas náuticas (43.078,63 quilômetros) para o fim da prova e a liderança está com Jean-Pierre Dick, a bordo do Paprec-Virbac 2. Apenas a 2,4 minhas náuticas, 44 quilômetros, em segundo está o comandante Loïck Peyron com o Gitana Eighty e em terceiro, Roland Jourdain e o Veolia Environnement, 0,5 milhas náuticas de distância do segundo (cerca de 9,6 quilômetros).
Números - A organização apresentou os números da Vendée Globe 2008/2009, que arrecadou 7,3 milhõe de euros. Do patrocinador Sodebo, 2,65 milhões; 2,8 milhões do Estado de Vendée; 1 milhão da prefeitura de Lês Sables d’Olonne, local da largada; 250 mil da Câmara de Comércio local e mais 600 mil de fornecedores e merchandising.
Nenhum comentário:
Postar um comentário