segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

José Hélio e Dimas Mattos contêm ansiedades para o Dakar

29/12/ - 18:02

A ansiedade tomou conta dos competidores do Rally Dakar. Restando apenas cinco dias para a largada da principal competição de off-road do mundo, os brasileiros José Hélio e Dimas Mattos passam a fazer a contagem regressiva. Enquanto o momento de acelerar com as motocicletas nas trilhas da Argentina e do Chile não chega, eles cumprem a programação junto com os outros competidores, na capital Buenos Aires. Neste sábado, eles partem para o primeiro dia de disputa. Os pilotos saíram do Brasil com destino a Buenos Aires neste final de semana e, antes da abertura oficial, devem passar pela vistoria técnica e fazer os últimos ajustes para que esteja tudo perfeito até a largada.

No total, a edição 2009 do Dakar terá 9500 quilômetros, sendo 5650 km de especiais, e passará por locais que exigirão muita coragem e resistência dos pilotos. A prova marcar a estréia do tetracampeão do Rally dos Sertões José Hélio, o que faz aumentar ainda mais a ansiedade do piloto.

“O físico é muito importante em uma prova como esta, por isso é preciso estar bem preparado. O Dakar é um evento com um percurso muito longo”, disse o paulista, que acelera com a Honda CRF 450X.

Já Dimas Mattos aposta na experiência adquirida em provas realizadas no local. “Apesar deste ser apenas o meu segundo Dakar, já disputei várias competições nesta região. Para os europeus a América é desconhecida.”

Antes do início da prova, que promete ser uma das mais difíceis da história da competição, os pilotos esquentam os motores em um lugar bastante conhecido da capital argentina. Do dia 31 de dezembro a 2 de janeiro, o público poderá conferir toda a adrenalina dos momentos que antecipam a competição no “La Rural”, localizado na avenida Santa Fé e Sarmyento.

O local será o centro de operações da prova e irá abrigar sessões de autógrafos, jogos e espetáculos, além da exposição dos 530 veículos que irão disputar o Dakar e os acertos finais das máquinas que irão acelerar nas trilhas da Argentina e do Chile. Toda a verba arrecadada durante os três dias de evento será doada para a Fundação Favaloro. A cerimônia de boas-vindas será realizada nesta segunda-feira e contará com a presença da presidente da Argentina Cristina Kirchner.

Alonso e Ferrari têm pacto para 2011, garante jornal


29/12/ - 07:31

O bicampeão mundial Fernando Alonso e a escuderia italiana Ferrari tem, de fato, um acordo na Fórmula 1 que entrará em vigor a partir da temporada de 2011. Isso é o que aponta matéria do jornal italiano Gazzetta dello Sport desse domingo (28).

O contrato do espanhol com o time rubro seria válido por quatro temporadas. Ou seja, entre 2011 e 2014. Ele chegaria para substituir o finlandês Kimi Räikkönen. Mas, dependendo da situação, de acordo com o jornal, Kimi poderia até deixar a escuderia antes.

A Gazzetta relembra declarações de Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, para reforçar sua tese de que Alonso é um alvo para os italiano. "Alonso é um grande campeão. A vida é longa e ele é jovem ainda", disse Montezemolo.

"Atualmente temos Felipe Massa e Kimi Räikkönen sob contrato pelos próximos anos. Vamos ver o que acontece no futuro".

O jornal também indica que o fato de Alonso ter renovado seu acordo por somente mais uma temporada com a Renault confirma o pacto com a Ferrari, já que o espanhol poderia antecipar sua chegada na equipe (para 2010) em função do rendimento de Räikkönen nesse ano.

Os principais campeões da temporada 2008 de velocidade

29/12/ - 07:30


A temporada 2008 de velocidade teve alguns destaques. Um deles foi o título de Lewis Hamilton na F-1. O inglês sagrou-se o primeiro negro campeão, além de ser o mais jovem da história.

Outro destaque vem das trilhas: Sébastien Loeb é pentacampeão consecutivo no WRC. Nas motos, Valentino Rossi conquistou seu oitavo título mundial em 2008.

Nos EUA, na NASCAR, um tricampeão (também seguido) de Jimmie Johnson. No Brasil vale o registro do tetracampeonato do paranaense Wellington Cirino na Fórmula Truck.

Veja os principais campeões de 2008:

- Fórmula 1: Lewis Hamilton
- GP2 Series: Giorgio Pantano
- GP2 Asia Series: Romain Grosjean
- Fórmula Indy: Scott Dixon
- Indy Lights: Raphael Matos
- F3 Euro Series: Nico Hülkenberg
- F3 Inglesa: Jaime Alguersuari
- F3 Sul-americana: Nelson Merlo
- FIA GT (GT1): Andrea Bertolini e Michael Bartels
- FIA GT (GT2): Gianmaria Bruni e Toni Vilander
- FIA GT3 Europa: Arnaud Peyroles e James Ruffier
- Brasil GT3: Xandy Negrão e Andreas Mattheis
- Le Mans Series (LMP1): Mike Rockenfeller e Alexandre Prémat
- Le Mans Series (LMP2): Jos Verstappen
- Le Mans Series (GT1): Guillaume Moreau e Patrice Goueslard
- Le Mans Series (GT2): Robert Bell
- American Le Mans Series (LMP1): Lucas Luhr e Marco Werner
- American Le Mans Series (LMP2): Romain Dumas e Timo Bernhard
- American Le Mans Series (GT1): Jan Magnussen e Johnny O'Connell
- American Le Mans Series (GT2): Jörg Bergmeister e Wolf Henzler
- Grand Am Series (DP): Memo Rojas e Scott Pruett
- Grand Am Series (GT): Paul Edwards e Kelly Collins
- WTCC: Yvan Muller
- DTM: Timo Scheider
- GT3 Cup Challenge Brasil: Miguel Paludo
- NASCAR Sprint Cup: Jimmie Johnson
- NASCAR Nationwide Series: Clint Bowyer
- NASCAR Craftsman Truck Series: Johnny Benson Jr
- V8 Supercars Australia: Jamie Whincup
- Stock Car V8 Brasil: Ricardo Maurício
- Campeonato Argentino de TC 2000: José Maria López
- FIA European Truck: David Vrsecky
- Fórmula Truck Brasil: Wellingto Cirino
- FIA World Rally (WRC): Sébastien Loeb
- MotoGP: Valentino Rossi
- Moto 250cc: Marco Simoncelli
- Moto 125cc: Mike Di Meglio
- Superbike: Troy Bayliss

Érika Gramiscelli agradece aos patrocinadores e amigos pelo ano de 2008

29/12/ - 07:22

Atleta Érika Gramiscelli teve dificuldades no início da temporada para fechar seus patrocindores. Infelizmente no Brasil os nossos atletas ainda sofrem neste quesito. Depois de uma longa batalha, ela conseguiu. E retribuiu com vitórias.

Ela relata:

"O patrocínio em 2008 permitiu que eu me dedicasse exclusivamente aos treinamentos e a busca por melhores resultados em minha carreira. Psicologicamente, o investimento que os patrocinadores fizeram, me deram a tranquilidade necessária para dar continuidade ao trabalho que venho desenvolvendo há 11 (onze) anos. Sem esse apoio seriam inviáveis as minhas participações em eventos nacionais e internacionais, o que é de total importância para o aprimoramento técnico nas modalidades do Mountain Bike e do Ciclismo.

Agradeço a todos os meus patrocinadores pelo apoio e atenção neste ano de 2008. Espero que os mesmos possam ter obtido o retorno desejado ao terem a sua imagem vinculada a minha pessoa, com a visibilidade devida nos meios de comunicação, seja através de fotos ou por meio de entrevistas.

Por falar em patrocínio, confio e conto com o apoio do empresariado brasileiro para continuarmos com o belo trabalho iniciado em 2008 para o ano de 2009.

Um agradecimento especial ao Dr. Eric Alves Azeredo por toda atenção, dedicação e colaboração ao meu trabalho.

Em breve apresentaremos a equipe que estará me acompanhando rumo a novas conquistas no esporte.