sábado, 3 de janeiro de 2009

Carro atropela criança durante a primeira etapa do Rally Dakar

03/01/09 - 20:50

Uma criança de oito anos foi atropelada na tarde de hoje por um dos carros que fazem parte do Rally Dakar.

Segundo um site de notícias argentino, o incidente aconteceu em Hortensia e a criança foi levado para um hospital em Bolívar, com um quadro de politraumatismo, porém está lúcido e não corre risco de morte.

De acordo com relatos de autoridades locais, o acidente ocorreu com um carro de apoio da equipe Mitsubishi, que se perdeu depois de sair de Carlos Casares.

CHARGE DO DIA

ROTEIRO RALLY DAKAR

Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo terminam o dia na 11ª colocação; BMW vence


03/01/09 - 16:53

Spinelli e Vívolo foram os melhores brasileiros

A dupla Guilherme Spinelli/ Marcelo Vívolo foi a melhor entre os brasileiros nos carros, terminando a especial entre Buenos Aires e Santa Rosa de la Pampa na 11ª colocação, com 12min19 de diferença para os líderes, Nasser Al Attiyah/ Tina Thorner (BMW), que terminaram o trecho de 371 quilômetros em 2h36min15.

Jean Azevedo/ Youssef Haddad também foram bem e marcaram o 16º tempo, com uma diferença de 15min48 para o primeiro.

Na segunda colocação ficou o Touareg de Carlos Sainz/ Michel Perin, com o tempo de 2h38min42. Em terceiro ficou o atual campeão do Rally dos Sertões, Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz, com 2h38min45.

Para Coma, primeiro dia foi só de adaptação

03/01/ - 16:45

Marc Coma vence a primeira especial

Direto de Santa Rosa de La Pampa (ARG) - O espanhol Marc Coma fez o melhor tempo entre as motos da primeira especial do Dakar, terminou os 371 quilômetros com mais de 22 minutos de vantagem para o segundo colocado, o polonês Jacec Czachor. Ainda assim, para o vencedor, a primeira etapa foi apenas para reconhecimento do terreno.

“Fiz uma etapa tranqüila, para reconhecer e me acostumar com o terreno, sem pensar no resultado. Esse é o primeiro dia, o importante é chegar bem e fazer tudo certo para continuar na prova. Foi uma etapa complicada, não é comum o primeiro dia de Dakar ter quase 400 quilômetros de especial”, disse Coma.

O Brasileiro José Hélio Rodrigues fez o nono tempo na classificação geral, com 3h18min46, cerca de 32 minutos e meio atrás de Coma. O francês Cyril Despres, atual campeão, foi o primeiro a largar, errou na navegação e terminou o dia na vigésima segunda colocação.

O tempo do espanhol foi de 2h46min17, contra 3h08min22 de Czachor. O terceiro lugar ficou com o esloveno Miran Stanovnik, quase 25 minutos atrás do líder. “Foi uma etapa rapidíssima, em um terreno arenoso e muito duro, com algumas curvas de 90 graus, todas bem parecidas, sem muita dificuldade. O problema do dia foi a quilometragem”, comentou o vencedor.

Marc Coma agora lidera a classificação geral e será o primeiro a largar amanhã. O espanhol ficou impressionado com o público argentino. “Achei impressionando o público, tanto em Buenos Aires quanto ao longo de toda o deslocamento de hoje. Foi fantástico”, disse na chegada do Parque de Apoio, em Santa Rosa. De acordo com a organização da prova, 18 mil pessoas acompanharam de perto a largada do Dakar em frente ao Obelisco em Buenos Aires.

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Zé Hélio faz 9º melhor tempo no Dakar; Marc Coma vence

03/01/09 - 16:46

Zé Hélio foi o melhor brasileiro no 1º dia

O primeiro dia de Rally Dakar, que pela primeira vez acontece na América do Sul, teve surpresas na categoria Motos. O brasileiro Zé Hélio obteve o 9º melhor tempo, finalizando os 371 quilômetros de especial entre Buenos Aires e Santa Rosa de la Pampa, na Argentina, em 3h18min46.

O campeão da etapa foi o espanhol Marc Coma, que completou o percurso em 2h46min17, deixando para trás um dos favoritos na disputa, o francês Cyril Despres, que finalizou com o 22º tempo, atrás do campeão 41min48.

Despres foi o primeiro a largar, às 8h50, horário de Brasília. Por menos de 100 quilômetros ele liderou o rali, quando perdeu a posição para seu oponente espanhol.

Outros brasileiros em destaque foram Carlos Ambrósio, que finalizou com o 33º melhor tempo, atrás 50min17 de Coma, Dimas Mattos, que terminou com o 39º tempo, 53min06 após o campeão. Rodolpho Mattheis chegou após 1h00min17 do espanhol, garantindo a 60ª colocação. Já João Tagino não alcançou tão bons resultados como seus compatriotas. Ele finalizou a etapa na 107ª colocação. Os resultados são extra-oficiais.

Chile e Paraguai confirmam equipes para Copa América de Ciclismo


03/01/ -12:00
Bike - Neste domingo, 4 de janeiro, a 7ª edição da Copa América de Ciclismo promete esquentar o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A competição abre a temporada, e vale importantes pontos para o ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI). Na Elite Masculina, a organização convidou as 15 melhores equipes do ranking nacional, além de outros cinco times estrangeiros.

E duas dessas equipes vindas de fora do país já confirmaram participação na Copa América. É o caso do Chile e do Paraguai. O primeiro time vem com cinco atletas, comandadas pelo técnico Rafael Aravena. São eles: Luís Mansilla, Cristopher Mansilla, Cristian Concha e Pablo Seisdedos, além do próprio treinador que também compete.

A equipe chilena teve em 2008 o melhor resultado com Cristian Concha, que ficou com o 30º lugar, mas no pelotão da frente. O Chile ainda competiu na Volta do Estado de São Paulo em 2007, e ficou com a 10ª colocação no ranking geral, sendo que o atleta mais expressivo foi Luis Sepúlveda, 28º no individual, mas que não compete na Copa América deste ano.

Já o time que vem do Paraguai não compete no país há algum tempo. A equipe vem apenas com três atletas (Fernando Rolón, Raúl Fernandes e Luis Flores), sob o comando de Ramon Castillo. Eles vêm com o principal objetivo de adquirir experiência para as demais provas da América do Sul, ao longo da próxima temporada.

André Azevedo: uma etapa fácil no primeiro dia de Rally Dakar

03/01/ - 08:40

André Azevedo comenta 1º dia de Dakar -

Etapa 1 (sábado, 03 de janeiro) - Buenos Aires / Santa Rosa
Deslocamento: 196 km
Especial: 371 km
Deslocamento: 166 km
Total do dia: 733 km

Este é o primeiro dia do rali aqui na América do Sul. Será uma etapa fácil com estradas bem demarcadas. É um dia de se adaptar a esse novo terreno, esse novo palco. A Argentina, primeira vez no Rally Dakar, é uma novidade para todo mundo. Não é no primeiro dia que ganharemos o rali, então é ir com cuidado para chegar bem no final. Uma etapa fácil para o primeiro dia de Rally Dakar

Zé Hélio irá pela primeira vez fazer o rali


03/01/ - 08:30

Nas motos o clima promete muita emoção no Dakar. Zé Hélio irá pela primeira vez fazer o rali, já que inscrito em 2008 teve de voltar ao Brasil sem subir em sua moto, porque a prova foi cancelada.

Ele afirma que irá para completar a prova e vencer em sua categoria, a 450, e não irá ter nenhuma disputa pessoal com os experientes Marc Coma e Cyril Despres, que ele desbancou no último Rally dos Sertões garantindo o título.

“Não tenho vantagem em conhecer a região porque todos os grandes pilotos que virão para o Dakar participaram da mesma prova que eu na Argentina, a etapa do mundial, mas é claro que tenho uma tranqüilidade maior em conhecer parte do percurso, que chega a ser menos da metade do total. Não estou nem um pouco preocupado com essa disputa e estou indo para a prova com o mesmo objetivo de sempre, que é vencer na categoria 450. Nos últimos dois Sertões meu objetivo era o mesmo do Dakar e eu acabei vencendo na geral. Vamos ver o que acontece”, afirmou Zé.

Carlos Ambrósio faz seu segundo Dakar em 2009. Há 12 anos competindo off-road, ele conhece um pouco do percurso do rali graças às suas três participações no Rally Por Las Pampas, que contempla parte da rota do Dakar.

Dimas Mattos também faz seu segundo Dakar, mas as lembranças não são as melhores. Em 2007 ele sofreu um acidente que o fez passar por uma cirurgia para colocação de pinos no ombro além de ter sofrido um corte na virilha que por poucos milímetros não atingiu a artéria femural. Mas o que o leva de volta à prova é a distância de ameaças terroristas.

“Eu não tenho mais intenção de fazer um Dakar na África. Só estou voltando para a prova porque ela veio para a América do Sul. O rali por si só já é um esporte perigoso, e se acrescentar ainda o terrorismo, aí ele não precisa de mais perigo”, explicou Mattos.

Mais Estréias - Aos 27 anos, Rodolpho Mattheis faz sua estréia e com apenas dois anos de profissionalismo no off-road, ele parte para o maior desafio de sua carreira, após o cancelamento do Dakar 2008, no qual ele estava inscrito.

“Depois do ‘balde de água fria’ do ano passado, quando eu fiquei quase um mês sem dormir de ansiedade para ir para o Dakar e cheguei lá e não teve, este ano estou mais tranqüilo, com a auto-confiança bem maior, porque estou mais experiente”, contou com tranqüilidade.

Do coração da Amazônia para os desertos sul-americanos, João Tagino segue confiante para o Dakar. Ainda em Rondônia, sua terra natal, ele fez sua estratégia para garantir que terminará as quatorze especiais da prova na categoria Super Production em sua estréia. “Vou colocar um motor zerado no 8º dia de prova, que será meu dia de descanso. Vou me antecipar ao problema”, falou.
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Pacotes Turísticos
Nacionais fretamentos

Brasil tem recorde de representantes na prova.


03/01/ - 08:02

Serão 49 nacionalidades diferentes correndo o Rally Dakar em 2009 e o Brasil tem recorde de representantes na prova. Dezesseis competidores representarão as cores verde e amarela em todas as categorias em disputa: carros, moto, caminhão e quadriciclo, que pela primeira vez na história terá um piloto tupiniquim, o paulista Carlo Collet, pentacampeão do Rally dos Sertões.

A Família Azevedo também irá com força para o rali. Jean, nos carros, irá para seu décimo Dakar ao lado do experiente navegador Youssef Haddad, que fará sua estréia. Porém essa será a primeira vez que o piloto correrá em um carro. Nas outras nove vezes ele pilotou uma moto. “No meu primeiro Dakar, em 1996, fui com o objetivo de aprender tudo para depois voltar e tentar ganhar. Em 97 ganhei a categoria Production. E nos carros não será diferente: voltaremos com mais conhecimento e para disputar posições mais à frente”, contou o piloto.

E seu irmão mais velho, André Azevedo, partirá pela 21ª vez do Dakar. Na categoria Caminhão, ele contará com o navegador Maykel Justo, que faz sua segunda prova do maior rali do mundo, e com o tcheco Jaromir “Mira” Martinec.

Também com experiência no Dakar, Reinaldo Varela competirá pela terceira vez na prova com seu navegador Marcos Macedo, estreante na competição. “A adrenalina está a mil, está chegando a hora. A correria é grande para deixar tudo pronto. Minha aspiração nesta competição é poder largar e chegar, meu sonho é completar o Dakar”, contou Macedo. Varela, experiente, o acalma: “a hora que sentar no banco do carro e ver que não tem nada de tão diferente, apesar das dunas que vamos passar e são difíceis, tranqüiliza. Estamos preparados, a ansiedade do Marcão é normal, é a primeira vez dele na prova”.

Estreantes e a ajuda de experientes - Ainda nos carros, outras estréias acontecerão como é o caso das duplas Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo. Mas apesar da estréia, eles contarão com um suporte de peso, o carro. A Pajero da equipe Mitsubishi Brasil é tricampeã do Dakar, quando comandada pelo experiente Stéphane Peterhansel.

“O carro é excelente, fácil de pilotar, sabemos que o carro novo, que outros pilotos da Mitsubishi vão utilizar, tem uma tecnologia mais moderna, mas o fato de poder experimentar um conceito de rali como a nossa Pajero, sem sombra de dúvida, é excelente”, explicou Spinelli.

“Eu, sinceramente, não acostumei a andar no carro, toda vez que eu entro nele sinto um frio na barriga enorme, dá uma emoção forte que eu abro um sorriso de orelha a orelha”, revelou Vívolo.

Além da dupla, Paulo Pichini faz seu primeiro Dakar e também contará com uma ajuda de “experiência”: a de seu navegador, Lourival Roldan, que faz sua quinta participação.

“Quando tomei a decisão de correr o Dakar queria ir com meu carro, minha equipe e meu navegador do Brasil, mas depois decidi que o único inexperiente do grupo deveria ser eu mesmo. Existe um índice de apenas cinco por cento dos estreantes conseguirem concluir a prova. Então temos o grande desafio de completar esse Dakar”, contou Pichini.

“Espero passar minha experiência para ele, para ele ter tranqüilidade. Como aconteceu comigo quando eu estreei em 2003 junto com o Klever Kolberg. O Dakar assusta pela proporção, são cinco mil quilômetros de especiais em 14 dias. No Rally dos Sertões nós fazemos um terço dessa quilometragem em especial”, comparou Roldan. “Com certeza quando ele voltar para o Brasil, para competir no Sertões, ele vai se divertir muito mais do que antes”, brincou o navegador.

Dakar: Larga o maior rali do mundo na América do Sul; Conheça os detalhes da prova


03/01/ - 07:59

Todos se concentram em Buenos Aires para início do rali

Começou na manhã deste sábado (3) o maior rali do mundo, o Dakar, que este ano tem a Argentina e o Chile como solo para os 904 competidores, divididos em 235 motos, 194 carros, 84 caminhões e 29 quadriciclos.

Após três décadas de existência, o Dakar saiu das terras africanas para fazer esta, que é a 31ª edição, na América do Sul graças a ameaças terroristas vindas da Mauritânia que fizeram a edição de 2008 da prova ser cancelada. E o que era para ser apenas um “escape” virou algo temporário para a organização da prova, que confirmou o Dakar em solo sul-americano até 2011, com a chance de em 2010 o Brasil receber algumas especiais.

Este ano serão 9.574 quilômetros percorridos em 15 especiais, sendo 3.922 quilômetros de deslocamentos e 5.652 quilômetros de trechos cronometrados. A prova largou e irá terminar na capital argentina de Buenos Aires. Da largada, os pilotos partirão pelos pampas argentinos até a Patagônia e depois pegam os rumos do oeste cruzando a Cordilheira dos Andes e chegando ao Chile.

Em Valparaíso, no Chile, haverá um dia de descanso, e depois segue para o Deserto do Atacama, considerado o mais seco e árido do planeta. Os competidores irão passar por algumas especiais em Copiapó, o “coração” do Atacama. A volta para Buenos Aires será pela rota noroeste, passando ainda por Córdoba.

Ex-piloto da MotoGP participará do Rally Dakar


03/01/ - 07:03

O ex-piloto das 500 cilindradas de Moto, Takuma Aoki, estará de volta as competições após o acidente em que ficou paralítico. O piloto utilizará um veículo adaptado para disputar a edição 2009 do Rally Dakar.

"É bom estar de volta e poder correr novamente. Eu estive no início da competição em 2004 e desde então planejo poder participar deste evento," comentou.

Aoki que ultimamente tem trabalhado com a montadora Honda para desenvolver carros adaptados para pessoas com deficiência física sofreu o acidente que provocou sua lesão durante testes da categoria depois da temporada de 1997.

Copa Verão de Cross Country agita Itupeva

03/01/ - 06:50

Provas serão em Itupeva

Não é apenas no Rally Dakar que os pilotos vão levantar a poeira em janeiro. Os amantes do off-road podem participar da Copa Verão de Cross Country Asfaltozero 2009, que segue os moldes da temporada passada.

O torneio será dividido em quatro etapas, todas na cidade de Itupeva, localizada a 70 quilômetros de São Paulo. Duas provas serão na pista do Juba e duas na Fazenda Foga - todas com circuitos aprovados pelos pilotos em 2008 e contando com total estrutura para receber equipes e familiares.

A primeira prova será no dia 11 de janeiro, na pista do Juba, com circuito no sentido horário. Serão distribuídos troféus para os 10 primeiros colocados de cada categoria, sendo que os vencedores ganharão ainda uma inscrição para a primeira etapa do veloterra Paulista Dirt Action 2009.

As inscrições podem ser feitas paras as categorias Nacional PRO, Nacional Estreantes, Importada PRO, Importada Estreante, Over 30 e Over 40, pelo preço de R$ 50,00. As atividades começam com os treinos das 10h às 11h do dia 11 de janeiro e as largadas serão a partir das 12 horas. As demais etapas serão nos dias 18 de janeiro, 1º de fevereiro e 8 de fevereiro

Primeira etapa do Dakar será fácil, segundo organização

03/01 - 06:40

Briefing reuniu todos os competidores, imprensa e organização

Direto de Buenos Aires - A primeira especial do Dakar 2009 não deve apresentar problemas para os pilotos e navegadores. A direção de prova reuniu-se hoje pela primeira vez com todos os competidores para o primeiro briefing da prova, onde avisaram sobre as condições gerais da prova, e deram detalhes sobre a primeira etapa, de amanhã.

“Será mais um aquecimento para todos nesta prova. Não vai apresentar problemas técnicos”, disse Etienne Lavigne, diretor de prova. “A trilha é larga durante todo o trecho, com o terreno um pouco arenoso, mas duro. Terá alguma poeira e também sujeira na pista”, completou o francês. Outro ponto em que pilotos e navegadores precisam prestar atenção é nas curvas não sinalizadas na planilha da etapa. “Não colocamos todas as curvas do trajeto, fiquem atentos”, avisou.

A etapa segue de Buenos Aires até Santa Rosa de la Pampa, sentido Sul do país. Serão 733 quilômetros no total, sendo 371 de trechos cronometrados. As motos terão três postos de abastecimento.

Perspectiva geral - Etienne Lavigne informou na manhã de hoje que o Dakar 2009 será mais diversificado do que os competidores estão acostumados. “Vamos fazer uma prova do Atlântico até o Pacífico, com dunas, montanhas, passando pela Patagônia e pelo Atacama. Será uma diversidade de terrenos e possibilidades que a prova nunca teve”, disse.

Segundo ele, a dificuldade da prova será crescente, e a segunda semana, após o dia de descanso, será a pior para máquinas, pilotos e navegadores. Nesse período a prova entra no Atacama, no Chile, e ao cruzar de volta para a Argentina encontra enormes dunas.

“Outra grande diferença em comparação com a África será a quantidade de propriedades particulares que vamos passar. Será preciso tomar cuidado com a segurança da população e também preservar essas propriedades”, avisou Lavigne