segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CHARGE DO DIA

Volta Ciclista a Andalucía


16/02/ - 07:42

O espanhol Samuel Sánchez (Euskaltel Euskadi), campeão olímpico em Pequim 2008, o italiano Davide Rebelin (Diquiglovanni), prata em Pequim, o australiano Cadel Evans (Silence Lotto), o russo Denis Menchov (Rabobank) e o também espanhol Pablo Lastras (Caísse D’Epargne), são destaques à 55ª edição da Volta Ciclista à Andalucía, que será disputada de 15 a 19 de fevereiro.

Noventa e um corredores de treze equipes começam a prova hoje, em um contra-relógio de 7,3 quilômetros em um circuito técnico que termina com um ligeiro declive de 300 metros.

As equipes que competem nesta edição são: Caisse D'Epargne, Euskaltel-Euskadi, Andalucía-CajaSur, Xacobeo Galicia, Contentpolis Ampo de Murcia e a Fuji Servetto (Espanha); Rabobank, Vacansoleil e Skil-Shimano (Holanda), Milram (Alemanha); Katusha (Rússia), Diquigiovanni (Venezuela) e Silence-Lotto (Bélgica).

A prova, que está organizada por Deporinter, estará dividida em cinco etapas, com a primeira saída em Jaén e a última chegada em Antequera (Málaga).

Recorrido da Volta a Andalucía:
1. Jaén-Jaén (contra-relógio de 7,300 quilômetros)
2. La Guardia (Jaén)-Humilladero (Málaga), com 169,200 quilômetros.
3. Vegas del Genil (Granada)-Córdoba, con 164 quilômetros.
4. Marbella (Málaga)-Benahavis (Málaga), 162,5 quilômetros.
5. Torrox Costa (Málaga)-Antequera (Málaga), con 165,8 quilômetros

Katusha confirma presença em Andalucía

16/02/ - 07:37

A equipe Katusha confirmou presença para a Volta de Andalucía, que acontecerá agora entre os dias 15 e 19 de fevereiro. Seus atletas vão desafiar os favoritos da corrida, incluindo Samuel Sanchez, Cadel Evans e Denis Menchov.

David Garcia, vencedor da 15ª etapa da Volta da Espanha e um Tour da Turquia em 2008, levará Xacobeo Galicia para sua estréia na temporada 2009. Ao seu lado estará Gustavo Domínguez, Eduard Vorganov, Pedro Fernandez, Iban Mayoz, Delio Fernandez e Serafin Martinez.

Equipe Katusha terá Alexander Botcharov, Nikita Escov, Danilo Napolitano, Christian Pfannberger, Filippo Pozzato, Ivan Rovny e Gert Steegmans em Andalucía.

Bennati vence na sua estréia italiana


16/02/ - 07:30

Daniele Bennati teve sua segunda vitória em quatro dias, na abertura do Giro della Provincia di Grosseto. Apenas três dias depois de uma vitória em Maiorca.

"Eu não posso pedir melhor começo para a temporada do que esse", disse Bennati. "Hoje eu venci, graças ao grande trabalho feito pela equipe numa situação difícil com grandes ventanias”. Ele elogiou Maciej Bodnar e Valerio Agnoli, Aliaksandr Kuchynski, Murilo Fischer e Antonio Claudio Corioni que o ajudou a conduzir o ritmo.

A etapa foi marcada pela notícia do acidente de Alessandro Petacchi. "Estou triste por Alessandro", disse Bennati, "e eu realmente espero que ele não tenha ferimentos graves. Teria sido grande a corrida contra ele na reta final. Para nós atletas, os desafios são uma importante motivação”.

Walace Miranda é bicampeão da Descida das Escadas de Santos



16/02/ - 07:30

Walace vence a disputa no masculino

Com o recorde da Descida das Escadas de Santos, o paulista Walace Miranda conquistou pela segunda vez consecutiva o título da competição. Com o tempo de 1min03s753, o biker fez o melhor tempo de toda a disputa, que iniciou com mais de 100 competidores.

“Estou muito contente com este resultado. Fiz uma preparação muito forte e isso me deu muita confiança em todas as descidas. Foi uma competição de alto nível e equilibrada, mas acho que fiz minha parte desde o primeiro dia e cheguei à decisão muito seguro”, comentou o bicampeão.

Mesmo com um erro, que quase o tirou da disputa final, Miranda chegou ao fim dos 650 metros de prova comemorando bastante. “Dediquei-me para a prova, andei na frente o tempo todo. Hoje, com o meu erro, achei que ia comprometer tudo o que tinha feito, mas consegui me recuperar, o título vai para toda a família, amigos e patrocinadores. Valeu!”, declarou o campeão.

Na segunda colocação ficou Cedric Gracia, com 1min04s807. O francês, que tentava o tricampeonato (2004 e 2007), mesmo com o vice, não perdeu o ânimo e também comemorou. O catarinense Markolf Berchtold ficou na terceira colocação, com 1min05s106.

Doron Catoni, por 251 centésimos, ficou com a quarta colocação na final masculina. Com 21 anos, o competidor foi vice-campeão em 2008, perdendo para Walace. O equatoriano Mario Jarrin ficou com a quinta colocação da prova, com 1min08s009.

Feminino - Entre as mulheres, Patrícia Loureiro levou o título da prova, com o tempo de min18s502. No segundo lugar, Bruna Ulrich completou a dobradinha brasileira no pódio com 1min19s650. A favorita Melissa Buhll ficou na terceira colocação.

“Foi, sem dúvida, a melhor vitória da minha vida. Não tenho competido muito nos últimos tempos e voltar aqui nesta prova tão difícil e conseguir o bicampeonato foi incrível. Melhor ainda foi superar a campeã mundial, Melissa Buhll”, disse Patrícia Loureiro, que repetiu o feito de 2005.