terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quasar Lontra Máster define estratégia na Patagônia Expedition Race




10/02/09 - 12:26


Brasileiros prontos para prova expedicionária

A equipe Quasar Lontra Máster faz os últimos ajustes de estratégia para iniciar a Patagônia Expedition Race, em Punta Arenas, no Chile. Os atletas das nove equipes tiveram nesta segunda-feira (9) o briefing com o diretor da prova, Stjepan Pavicic, que detalhou minuciosamente todos os trechos dos 600 quilômetros de prova.

Victor Teixeira, Vinícius Cruz, Tatiana Cirillo e Frederico Gall, o Lico, irão realizar as etapas de 90 quilômetros de remo partindo do lago Grey no Parque Nacional Torres Del Paine (PC1 a PC2), 101 quilômetros de bike (PC2 a PC3), 55 quilômetros de caminhadas com trechos de ascensão por cordas (PC3 a PC4), 137 quilômetros de bike (PC4 a PC5), 88 quilômetros de remo, sendo proibido remar a noite, e 120 quilômetros de caminhada, já no final da prova na península de Brunswick.

Todas as equipes tiveram dois representantes no briefing e receberam os 12 mapas e planilha descritiva. Na Quasar, Vinícius é o responsável pela navegação, com a ajuda de Lico, e preferiu traçar a estratégia dos brasileiros em vez de participar da largada promocional. “A festa da largada pode acontecer sem a minha atenção pois agora preciso me dedicar a isso aqui”, disse ele.

“Eu não pretendo interferir no trabalho de navegação do Vinícius e do Lico”, disse o capitão Victor. A equipe chamou a atenção por seu bom humor durante todo o evento, e a foto de Lico com a bandeira do Brasil estampou a capa dos jornais locais. Tatiana, inclusive, foi entrevistada pela Televisão Nacional do Chile (TVN), e mostrou segurança para o início da corrida de aventura que passará por um dos lugares mais inóspitos do planeta, ao extremo sul do continente sul-americano, a Patagônia. A atleta ressaltou que a maior dificuldade não está no percurso nem no tipo de prova, e sim nas pessoas que deixou no Brasil. “Será nelas que estarei pensando durante as horas mais difíceis e nas melhores hora da prova”, afirmou.

A organização também divulgou os horários de corte da Patagônia Expedition Race, que serão: PC 1 às 22h de 10/02; PC 2 às 20h de 11/02; PC 3 às 12h de 13/02; PC 4 às 08h de 14/02; PC 5 às 19h de 15/02; PC 6 às 12h de 20/02.

*Com informações de Nelson Baretta, direto de Punta Arenas, no Chile

Brasileiros da WRR1 disputam XK Race 2009 na Argentina


10/02/09 - 12:23



Atletas se aclimatam para prova de 445 km na Argentina

O Brasil terá mais uma equipe o representado em competições internacionais no mês de fevereiro. Rafael Melges, Pablo Bucciarelli, Diogo Malagon e Bárbara Bonfim, a equipe WRR1, disputarão de 11 a 14 deste mês a da 1ª etapa do XK Race 2009, em São Luis, na Argentina. Serão 445 quilômetros divididos em corrida, natação, canoagem em caiaques oceânicos, orientação por meio de bússola e mapas, trekking, ciclismo de montanha, atividades em cordas fixas, canionismo e logística.

”Já estamos emanando vibrações positivas desde o Brasil, treinando muito e sabemos que temos condições de fazer uma boa prova”, comenta Rafael, o capitão da WRR1. “Treinamos em média 400 quilômetros por semana entre pedalar, remar, correr e nadar. Suamos bastante pra merecer um bom resultado. Agora é pedir para os deuses nos ajudarem um pouco também”, complementou.

Os atletas estão desde o dia 7 de fevereiro no país para se aclimatarem e acostumarem com o frio que faz no local. “Após ter superado o frio intenso, que para nós brasileiros não é comum, e ter ficado em 3º lugar na última prova do circuito de 2008, nossa expectativa agora é a melhor possível. De qualquer maneira não sabemos o que esperar, já que o nosso esporte é imprevisível. Mas estamos mais que dispostos a superar todos os desafios e subir ao pódio mais uma vez”, declarou Pablo Bucciarelli animado para o desafio.

Robert Scheidt disputa vaga nas quartas-de-final da Louis Vuitton Pacific Series



10/02/09 - 12:10




Brasileiro faz sua 1ª participação na regata

O barco italiano Luna Rossa, que tem Robert Scheidt como estrategista na Louis Vuitton Pacific Series, luta nesta terça-feira (10) por uma vaga nas quartas-de-final da competição que acontece no mar de Auckland, na Nova Zelândia.

O Luna Rossa enfrentará o Team China, vencedor da Flotilha Prata após cinco derrotas da equipe de Scheidt na Flotilha Ouro na segunda fase classificatória. Caso avance à próxima fase, o veleiro terá o BMW Oracle como oponente. A outra vaga nas quartas, que já tem como pré-classificado o italiano Damiani Itália Challenge, será definida entre o inglês Origin e o francês Pataugas K-Challenge.

Já o suíço Alinghi já está classificado para a final Challenge, playoff melhor-de-cinco regatas, da qual sairá o desafiante do Emirates New Zealand na grande decisão da Louis Vuitton Pacific Series, novo playoff, desta vez em melhor-de-sete regatas.

Copa North espera recorde de inscritos em Itatiba


10/02/09 - 12:05



A temporada da Copa North 89 FM começa neste final de semana. A primeira prova será neste domingo, em Itatiba, no interior do estado de São Paulo, e a expectativa é de que com a participação de equipes de diversos estados do país seja alcançado o recorde de inscritos. A largada, chegada e concentração estão programadas para o Hotel Fazenda Green Gold.

"Todos aguardam a primeira prova com muita expectativa, pois a última etapa foi realizada em novembro de 2008. Além da divulgação cada vez maior da modalidade e de ser uma atividade saudável, os eventos da COPA NORTH 89FM são reconhecidos pelos praticantes habituais como provas bonitas, desafiantes e inteligentes, além de contar com o profissionalismo da equipe Northbrasil. Também fazemos um grande trabalho para conquistar novos praticantes. É um conjunto de fatores que acaba refletindo no número de inscritos e consequentemente no sucesso do evento." explicou Sílvia Andreo, diretora de provas que inicia o sétimo ano a frente da competição.

De acordo com o regulamento e a experiência dos inscritos, os participantes são divididos entre as categorias Trekkers Turismo, Trekkers, Graduados e Graduados Pro. Para os novatos as categorias específicas de iniciação são motivadoras, pois possibilitam percurso diferenciado, menor e mais fácil.

Na Copa North, os percursos variam entre seis e 12 quilômetros, de acordo com a dificuldade do terreno. E as equipes podem ter de dois a seis integrantes, não importando o sexo. Cada equipe percorre o percurso em cerca de três horas. Ao concluir a prova, cada equipe verifica sua performance e conhece sua pontuação, podendo compará-la com sua performance anterior e com outras equipes.

Na quinta-feira, ainda será ministrada uma palestra de Orientação e Navegação para Enduro a Pé aos iniciantes. Na ocasião, serão abordados temas como regras, leitura de bússola, planilhas de navegação, controle de tempo e distâncias, equipamentos, dicas e informações específicas da etapa.

Mais sobre a categoria

Em uma prova de enduro a pé o mais importante não é caminhar rapidamente ou correr, mas sim seguir a Planilha de Navegação corretamente. É na Planilha de Navegação entregue pela organização que constam informações importantes para completar o trajeto, como pontos de referência, velocidades médias, distâncias e observações sobre o percurso.

Nos PC's (Postos de Controle), que estarão ao longo do percurso, é que são feitos os controles e monitoração pela organização do evento. Quem erra menos e mantém velocidade constante tem mais chances de sair vitorioso. Passar atrasado ou adiantado nos PC's representa acúmulo de penalizações, ou seja, vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.

Francês é destaque da Descida das Escadarias de Santos 2009

10/02/09 - 08h11

Os brasileiros terão trabalho para conquistar o título da sétima edição da Descida das Escadarias de Santos. A organização da prova, Time Eventos, confirmou a presença do francês Cedric Gracia, vencedor em 2004 e 2007. Além do estrangeiro, estão garantidos também Markolf Berchtold, ganhador de 2003, Djone Fornari, primeiro em 2006, e o atual campeão Wallace Miranda. Cedric é atualmente o quarto colocado no ranking 2008 de 4x da UCI.

A prova será neste final de semana, dias 14 e 15, no Monte Serrat, em Santos, no litoral paulista, reunindo 10 competidores de seis países – Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Equador e Portugal. O desafio é composto por 417 degraus de percurso, totalizando 650 metros.

O currículo do francês de 31 anos é recheado de conquistas nas modalidades 4x e Down Hill. Entre seus principais feitos estão os títulos do Crankworx, no Canadá (2007), o European Adidas Slopestyle Contest, na Áustria (2004) e o Red Bull Rampage, nos Estados Unidos (2003), além de uma série de vitórias e resultados expressivos em etapas da Copa do Mundo da União Ciclística Internacional (UCI).

Ao longo do ano, Cedric disputou várias provas e seus melhores resultados foram os vice-campeonatos no Maxxis Cup International, em Portugal, o Sant Andreu de La Barca, ambos nos Down Hill, e na quinta etapa da Copa do Mundo em Bromont, Canadá, no 4x.

“A presença do Cedric, bem como dos melhores pilotos brasileiros, torna o evento mais forte. Trata-se de um piloto experiente, com resultados expressivos em sua carreira e que conhece bem a prova de Santos. Nas três vezes que esteve aqui venceu duas, confirmando seu valor”, explica Marcelo Coelho, diretor da Time Eventos, organizadora do prova.

A programação oficial tem início na sexta-feira com o Congresso Técnico (obrigatório), a partir das 20 horas, na sede da Time Eventos, no edifício Yara Center, à Avenida Ana Costa, 100. No sábado, dia 14, as descidas livres começarão às 10 horas, ficando para o período de 11 a 20 horas as descidas cronometradas (em caso de chuva o término será às 18 horas) de todas as categorias. A partir das 20h30 está programada a premiação oficial de todas as categorias.

Para o domingo, dia 15, estarão reunidos os 20 melhores tempos do sábado no masculino e dois convidados e as cinco mais bem colocadas do feminino no dia anterior. As semifinais do masculino começarão às 9 horas. Às 10 horas começarão as finais, com cinco mulheres e dez homens, ficando a grande final com os cinco primeiros homens para as 11 horas. A premiação será logo após a chegada do último atleta.