21/02/ - 07:54
Capacete é equipamento de segurança obrigatório
Uma das modalidades mais emocionantes do mountain bike, o downhill (descida de morro em inglês) ainda tem pouco espaço no cenário nacional. A categoria consiste em um percurso em declive, entre 1,5 e 3 quilômetros, com trechos de pista estreita, largas, caminhos entre florestas, estradas com cascalho, entre outros. O tempo de descida deve ficar entre 2 e 5 minutos.
Qualquer erro em uma prova de downhill pode causar sérias contusões e para isso, a Confederação Brasileira de Ciclismo, em seu regulamento, exige o uso do capacete. A recomendação (não-obrigatório) é para os competidores utilizarem proteção dorsal, joelheira, cotoveleira, enchimento em canelas e coxas, bota de cano longo, camisetas de manga comprida e luvas.
A técnica e o preparo dos atletas é um fator primordial para a prática do downhill, assim como a preparação da bicicleta para a competição, que deve possuir dois amortecedores (dianteiro e traseiro), pneus com calibragem a mais do que o necessário e alguns optam por utilizar freio a disco.
Outras variantes das descidas de bike são o Dual Slalom, com percurso semelhante ao downhill, mas cada competidor em sua pista, feita paralela uma a outra. Já o Dual, os atletas, em corridas eliminatórias, disputam lado a lado a mesma trilha, sem divisões.
Uphill - Ao contrário do downhill, o Uphill consiste em uma prova que possua mais de 80% do percurso feito em subidas íngremes. Em uma competição, as disputas podem ser em grupo ou com tomada individual de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário