sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pilotos irão a 4.000 metros de altitude na etapa de hoje e chegarão ao Chile

09/01

André Azevedo comenta 7º dia de Dakar -

Etapa 7 (sexta-feira, 9 de janeiro) - Mendoza (ARG) / Valparaiso (CHL)
Deslocamento: 80 km
Especial: 419 km
Deslocamento: 317 km
Total: 816 km

Hoje é o dia da travessia da fronteira entre Argentina e Chile. Saímos de Mendoza com destino à Valparaiso. A variedade de terrenos e paisagens será uma constante, igual a algumas edições passadas do Dakar.

Será evidente, mais uma vez, a Cordilheira dos Andes e, pela primeira vez, as cadeias rochosas subindo, não andando ao lado delas como nos dias anteriores. Será um corredor de quase 3.000 metros, alcançando o ponto mais alto, perto do Aconcágua. Veremos os picos com neve, que será nossa referência durante toda essa etapa, na entrada ao Chile.

Nessa primeira travessia dos Andes, estaremos chegando a altitudes de quase 4.000 metros. Os pilotos de moto sofrerão com a altitude e terão que tomar cuidado para não parar. Por duas vezes já participei do Rali dos Incas, no Peru, mais ao norte daqui, e vi que pilotos japoneses e alguns europeus levavam uma garrafa de oxigênio. Alguns deles deitavam no chão para se recuperar. Alguns moradores locais dessa região do Peru chegaram a recomendar folha de coca.

Espero que não seja preciso para nós no caminhão, mas para o pessoal de moto, que tem uma exigência física muito maior, tem que ter uma certa preocupação com a altitude.

Nenhum comentário: