quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Na segunda colocação, Torben Grael segue com avarias no barco




28/01/ - 08:00





Telefonica Blue segue na liderança

Somente cinco barcos permanecem na 4ª perna da Volvo Ocean Race, que terminará no fim desta semana em Qingdao, na China. Na aproximação de Shangai, após a passagem por Taiwan, o Telefonica Blue mantém a liderança, aparentemente sem avarias na embarcação. Torben Grael é o segundo colocado com o Ericsson 4, porém o barco passou por reparos feitos pela tripulação.

Os ventos de até 92km/h (50 nós) e as ondas de dez metros causaram muitos danos aos barcos. Torben ainda passou pelos Dangerous Grounds, formações de recifes à costa da ilha de Talauán. O resultado de tantos “incidentes” foram muitas perdas, que ele mesmo conta em e-mail enviado direto do Ericsson 4.

“Por aqui, como diz o Lars realmente falta Dreher, QUE DUREZA !!! Temos sido super cautelosos com nossa nave, mas mesmo assim o bicho tá pegando... Ontem, após boa recuperação no período de menos vento, quando entrou o vento forte de novo tivemos muitos problemas.

Estávamos preparados e fomos reduzindo as velas de acordo. Quando estávamos de storm jib e 3 rizos, a alça que segura a amura da storm jib no convés, depois de outra das enésimas porradas na onda, foi arrancada levando um pedaço do convés com ela.

Para podermos arriar a dita cuja tivemos de andar de popa um bom tempo. A diferença é que de contravento se vai a 10 nós e de popa a 25. O Horacio colocou todas as esponjas que tínhamos no buraco e seguimos adiante só de grande com 3 forras mas não podíamos ir mais rápido do que 7 nós pois as porradas nas ondas estavam fortes demais.

Mais adiante paramos por mais um bom período e Horacinho colocou duas placas de carbono cortadas de uma chapa grande que levamos a bordo, aparafusadas no lugar, uma por cima e uma por baixo com a ajuda do Blood e do Dave.

Agora estamos sem storm jib, sem radar, sem AIS (aparelho que dá o nome , direção e velocidade dos navios) sem nenhuma informação de vento, vaso que não dá descarga direito, G 1 e G 3 delaminando, e grande com um bom talho e delaminando também.

De bom tem que ainda não ficou gelado, e que graças a Deus continuamos indo para Qingdao. Nosso navegador que, tocando a madeirinha aqui, é das poucas coisas que ainda funciona (não sei como pode um computador funcionar nessas condições) prevê nosso ETA para dia 29 no fim do dia, mas primeiro é preciso chegar, depois ver quando. E falta muito para qualquer tipo de previsão”.

Os barcos remanescentes - O norte-americano Puma segue na regata com a retranca quebrada e a 3ª posição, atrás 16 milhas náuticas do Ericsson 4. Já o Delta Lloyd, do brasileiro André Fonseca, abriu 237 milhas náuticas de diferença do barco espanhol de Bouwe Bekking.

O Green Dragon é o quinto e último barco na disputa desta etapa, com 295 milhas de distância para o primeiro colocado. Os barcos velejam com ventos entre 10 e 15 nós e a previsão é que se mantenha essa velocidade nas próximas 12 horas.

Nenhum comentário: