28/01/ 08:25
O ciclismo de Rio Claro, assim como outras modalidades, começou o ano enfrentando algumas dificuldades que variam desde a obtenção de atletas até quesitos de infra-estrutura básica. Afetada pela crise global, de maneira indireta, em sua captação de recursos, também está sentindo o reflexo da mudança na administração municipal. Agora sem o patrocínio da EEA – Empresa de Engenharia Ambiental e da ABCD Bandeirantes devido ao veto da Lei Municipal nº3767 pela Câmara dos Vereadores, a equipe de Rio Claro luta para se manter na elite do ciclismo nacional.
Este ano, a equipe retomou suas atividades dia 14 de Janeiro, com os treinos táticos as quartas, treinos coletivos e, até, já participou de uma competição dia 18/01 em Poços de Caldas – MG, na qual a equipe deixou de assinar como ABCD/SEME Rio Claro de Ciclismo e passou a assinar somente como SEME/Rio Claro de Ciclismo para 2009. Questionado sobre o fato, o Dirigente Clayton Palomares explica que isso faz parte do contrato anual de parceria com a equipe e que estão buscando patrocinadores para 2009 e comenta: “A parceria com a ABCD Bandeirantes ainda está sendo negociada para 2009, assim como outras, porém como ainda não fechamos nada, inscrevemos a equipe na temporada 2009 com o nome de nosso único patrocinador atualmente, a SEME (Secretaria Municipal de Esportes)”.
“Estamos aguardando passar este período de transição na administração municipal para podermos voltar a contar com toda infra-estrutura que Rio Claro possuí e brigar por resultados. Porém algumas indefinições acabam comprometendo nosso planejamento, como no caso de contratações de atletas, os quais querem as garantias agora, pois dia 02/02 se encerra o período de contratação e registro de atletas na Confederação Brasileira de Ciclismo para a temporada 2009, o que já nos fez, inclusive, perder atletas.” – acrescentou o Chefe de Equipe Walter Hohne Jr.
A equipe vem realizando um ótimo trabalho junto a elite do ciclismo nacional e conquistou alguns títulos ao longo de seu primeiro ano de atuação (2008), como a 2ª colocação nos Jogos Regionais, 9º lugar nos Jogos Abertos e outros títulos no Sul do país. No momento ela tem apoio da Academia Boa Forma, Sport Bike e MTB Racers que fornecem insumos para a equipe, porém, não contam com outros patrocínios além da SEME, que supram os altos custos da modalidade e não sabem até quando poderão continuar com o trabalho se isto não for solucionado.
Um dos principais fatores que estão contribuindo para que a equipe ainda não tenha conseguido patrocínio em 2009, é a paralisação das leis de incentivo fiscal municipais pela Câmara Municipal. Desta maneira, a equipe não está conseguindo fechar parcerias com a indústria e o comércio local, os quais estão cortando investimentos devido à crise global que se instaurou e, caso não possuam atrativos como benefícios fiscais em projetos desportivos, continuarão a não fornecer apoio para o esporte municipal em 2009. Maiores informações e contato através do ciclismorc@hotmail.com ou (19) 9656-6456 com o Dirigente Clayton Palomares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário