terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pilotos enfrentam o sono para vencer 12 horas de Tarumã











09/12/ -09:08

Participar de uma corrida de 12 horas de duração exige preparo físico e mental. Além dos adversários na pista competidores e mecânicos precisam vencer o cansaço e a vontade de dormir.

A mais tradicional prova do automobilismo gaúcho, as 12 Horas de Tarumã, tem largada prevista para a meia noite de sábado, 13 de dezembro.

Em razão do horário da competição e da longa jornada para todos, os cuidados para evitar a sonolência devem ser redobrados. Um descuido na pista pode colocar em risco o trabalho de toda equipe.

O neurologista especialista em distúrbios do sono do SonoLab (Laboratório do Sono) do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Geraldo Rizzo, garante que mesmo em situações em que há muita adrenalina no corpo, as pessoas podem adormecer.

"A adrenalina da corrida auxilia o competidor a burlar o sono, mas pode haver uma perda de consciência sem que a pessoa se dê conta. Há uma espécie de sono involuntário, conhecido como microsono, doença que faz o indivíduo adormecer e jurar que esteve acordado" relata Rizzo.

Nenhum comentário: