quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Equipes esbanjam criatividade para nomes curiosos na Haka Race











13/11/ - 12h13

Durante a Haka Race, os nomes “estranhos” das equipes surgem a cada etapa, seja por superstição, criatividade ou mesmo referências históricas. Neste fim de semana, os competidores decidem o título da competição na praia das Toninhas, em Ubatuba (SP).

Para Leonardo Barbosa, organizador da competição, o nome mais criativo é o Barbabrothers, dos irmãos Lucas e Davi Dezotti. A dupla, que exibe longas barbas, figura entre os primeiros colocados da prova e também carrega o “título” de ser uma das equipes mais conhecidas da Haka.

Entre as histórias curiosas envolvendo o batismo dos times está a Zeca 4 Fun. A origem, Alexandre Nazário, capitão do time, explica: “eu e uns amigos costumávamos surfar. Quando algo dava errado, como um carro quebrava, ou uma praia não tinha ondas, dizíamos que a culpa era do Zeca Urubu (personagem do desenho Pica Pau). Então, imaginamos que, se o Zeca saísse pra se divertir (daí o for fun) nada daria errado” lembra o capitão da equipe, Alexandre Nazário.

Nos nomes, vale slogan de bebida como a “Keep Walking” até onomatopéias, “WWR1”, que simula o ‘vruuum’ da arrancada de um carro.

Interferência - “Já tive equipes com ótima formação, bom conhecimento técnico, mas com um nome que não tinha nada a ver com corrida de aventura, nem mesmo de uma maneira engraçada. É curioso, pois o time sempre parava no meio ou algo dava errado. Era impressionante. Sugeri que mudassem de nome. Depois disso, inacreditavelmente, a equipe melhorou seu desempenho”, contou Leonardo sobre a influência dos nomes.

Consagrada nas corridas de aventura, o nome da Quasar Lontra veio da união dos times Quasar, palavra que remete a um objeto celestial, e da Lontra Radical, mamífero versátil típico da Mata Atlântica. “É bom que cada integrante tenha orgulho do time. Algumas coisas materializam, simbolizam uma equipe, como uma bandeira, uma música, um mascote, ou simplesmente um nome”, declarou Rafael, capitão da equipe.

Nenhum comentário: