29/11/ - 08:h08
Tem lugares e pessoas que são marcantes. Assim é a tradicional parada para degustação de queijos finos da Giacomina no Circuito Vale Europeu. Ninguém que percorreu o circuito deixou de parar ou se esqueceu do fato. Escrevo no tempo presente, pois me custa a acreditar que ela e sua família não estão mais lá.
Giacomina conheceu seu futuro esposo Dario quando este, nascido em Rodeio (SC), foi fazer um curso de fabricação de vinhos e queijos na Itália. Já no Brasil, instalaram-se no bairro do Ipiranga, no município de Rodeio e montaram um laticínio que, após anos de batalha, ficou famoso em toda a região pela qualidade dos produtos.
Mas não era só a qualidade dos excelentes queijos que atraia tantos clientes quanto turistas. A alegria em nos receber, a simpatia, a vibração cativante, isto sim está gravado em nossa memória. No meio de uma subida de oito quilômetros, na curva de um rio, lá estava o laticínio, ao lado da casa. Um alento para ciclistas exaustos. Se não visse ninguém por perto bastava badalar um sino e logo Giacomina ou Dario apareciam.
Ambos falavam rápido e divertidamente. Entre uma frase e outra, seis ou sete tipos diferentes de queijos, retirados da estufa ao lado, eram cortados e oferecidos. Enquanto ficássemos lá, mais e mais queijos eram cortados, com uma breve explicação sobre a origem e o processo de fabricação de cada um. Não abriam mão da qualidade e para a produção só confiavam no leite de suas vacas, retirado ali mesmo. Ainda trago na lembrança o sabor de cada um deles.
Passamos por lá muitas vezes, durante a fase de levantamento e implementação do circuito e também depois, percorrendo o circuito já pronto. Em cada uma das vezes fomos recebidos com muito entusiasmo e carinho.
Tragédia e homenagens - Mas esta semana o Vale Europeu amanheceu mais triste. Dentre os números que traduzem as tragédias ocorridas em Santa Catarina nos últimos tempos, estão nossos queridos amigos Giacomina, Dario e dois de seus filhos. Outros dois filhos sobreviveram. Ao que tudo indica foram colocados a salvo ainda a tempo pelos pais.
Como forma de uma singela homenagem, que em nada reduz a dor da perda de um amigo ou parente, mas que pode manter viva a memória de pessoas que foram tão especiais, estamos pedindo a todos que percorreram o Circuito, que enviem fotos que tiraram no Laticínio Giacomina para formarmos um pequeno memorial no local. As fotos podem ser enviadas para o endereço de e-mail info@clubedecicloturismo.com.br, com data e nome dos cicloturistas:
Desejamos que todos da região que possam reconstruir suas vidas, com toda a alegria, a força e a garra que nos deu o exemplo de Giacomina e Dario. Fica aqui nossa homenagem, em nome de todos os cicloturistas, que percorreram ou ainda virão a percorrer o Circuito Vale Europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário