terça-feira, 7 de abril de 2009

Direção da Volvo Ocean Race anuncia mudanças para 2011/12

Tripulante de mídia será mantido na próxima edição

Restando ainda metade das etapas da edição 2008/09 da Volvo Ocean Race, Knus Frostad, CEO da competição anunciou algumas mudanças para a regata de volta ao mundo em 2011/2012 durante a pausa no Rio de Janeiro (RJ).

Dentre as principais mudanças está a diminuição do número de etapas. Serão sete ou oito paradas apenas, em vez das dez realizadas atualmente, o que reduzirá a regata em um mês. O percurso deve ser anunciado no primeiro trimestre de 2010, mas é certo que ele comece e termine na Europa.

Os tripulantes de mídia, responsáveis pela documentação de toda a vida a bordo, continuarão e será obrigatório a participação de três tripulantes com até 30 anos. Nesta edição a obrigatoriedade era para dois velejadores.

Para alívio de alguns, o número de velas será menor na próxima edição, podendo ser reduzido em até 40%, o que faz o barco mais fácil de manusear.

"Estas mudanças anunciadas e as que ainda estão por vir surgiram após um extenso processo de consulta. Cada nova medida é baseada em três critérios: manter a raça entre os marinheiros, reduzir significativamente o custo das equipes e aumentar o retorno sobre o investimento para os patrocinadores”, ressaltou o CEO. Em Boston, em maio, e em Estocolmo, em junho, haverá mais duas reuniões para anúncio de mais mudanças.

Um dos pontos ressaltados pelos comandantes dos sete barcos inscritos na Volvo foi que é necessária a participação de mais equipes em outras edições, porém com o custo muito alto, a entrada de novas tripulações se torna inviável para inúmeros times e patrocinadores. Esse é um dos presságios para as mudanças para 2011/2012

A Volvo Ocean Race 2008/2009 alcançou números altos de espectadores e visitantes por onde passou. O jogo que simula um barco nas mesmas condições em que as embarcações reais se encontram atingiu número de 200 mil inscritos de 200 países diferentes.

O site oficial da regata teve quase 2 milhões e meio de visitantes únicos e houve um aumento de 180% no acesso ao site feito por celular com relação a última edição.

Nenhum comentário: