quinta-feira, 19 de março de 2009

Telefonica Blue cruza Cabo Horn; Filho de Torben ajuda nos reparos do Delta Lloyd

19/03/

Após dois dias da “abertura do Cabo Horn” pelo Ericsson 3, líder da 5ª etapa da Volvo Ocean Race, Bouwe Bekking colocou sua tripulação e o Telefonica Blue no contorno do mundo, onde os oceanos Pacífico e Atlântico se encontram, e acumularam mais dois pontos na classificação geral, já que o Cabo Horn era o 2º Portão de Pontuação. A equioe é a última colocada nesta etapa e 3ª na classificação geral.

“Obviamente estamos aliviados em chegar ao Cabo Horn. Fizemos um pouco de festa a bordo mas agora nos voltamos em chegar ao Rio de Janeiro e dar tempo da equipe em terra fazer os reparos para a in-port e para a próxima perna”, disse Bekking.

O comandante tem uma desvantagem de 653 milhas náuticas para o Ericsson 3, e isto é 100 milhas a menos do que a maior desvantagem que Bouwe teve que administrar na aproximação do Horn.

Sem disputar a 5ª perna da Volvo Ocean Race com problemas estruturais, Delta Lloyd e Telefonica Black já iniciaram os reparos nos barcos para a regata in-port, que acontecerá no dia 5 de abril.

O velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, integrou a tripulação do Delta Lloyd na 4ª etapa, que terminou na China, e junto com a equipe do barco, realiza os reparos com a ajuda de Marco Grael, velejador filho do comandante Torben Grael, e de outros amigos seus que velejam na classe 49er. “Eles foram os primeiros a oferecer ajuda”, contou.

“Está tudo indo muito bem”, disse André sobre o conserto. “Estão todos trabalhando duro para deixar o barco pronto. Para mim é uma grande oportunidade o reparo ser feito no Rio porque posso ajudar e aprender muito. Eu conheço os brasileiros e como eles trabalham, então é mais fácil falar e negociar com eles”, explicou Bochecha.

Flotilha no Mar - Torben Grael mantém a segunda colocação do Ericsson 4 rumo ao Rio de Janeiro, e mantém 50 milhas de distância do barco nórdico liderado por Magnus Olsson. O Puma segue atrás, na 3ª posição, com 140 milhas de diferença para o líder. Já o Green Dragon, 4º colocado, tem 244 milhas de desvantagem.

A previsão é que os primeiros barcos cheguem ao Brasil na terça-feira (24) pela manhã, e a Vila de Regata abrirá já nesta sexta-feira (20) na Marina da Glória.

Nenhum comentário: