quarta-feira, 4 de março de 2009

Paulista fará travessia solo da nascente à foz do São Francisco em canoa canadense


04/03/ - 09:10

Expedição irá cruzar cinco Estados pelas águas do rio

João Carlos Figueiredo, 59 anos, iniciará em junho uma expedição da nascente à foz do Rio São Francisco em uma travessia à remo, à bordo de uma canoa canadense. Sem qualquer tipo de apoio, o mergulhador, espeleólogo e montanhista pretende cruzar os 2.800 quilômetros de extensão do rio remando 8 horas por dia e, no máximo, 40 quilômetros por etapa. A aventura tem duração estimada de 90 dias.

O “Velho Chico”, como é conhecido o rio, nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, e cruza o Estado chegando à Bahia e passando por Sergipe, Alagoas e Pernambuco. João Carlos pretende documentar toda a viagem fazendo fotos e entrevistas com as populações ribeirinhas para verificar o grau de envolvimento delas com a preservação e degradação da natureza. Além disso, irá coletar a água do rio em determinados pontos para análise, que será feita por organismos públicos de controle ambiental ou universidades.

Outro projeto a ser realizado por ele na expedição será o “Protocolo de São Francisco”, onde irá coletar assinaturas de prefeitos e governadores de onde passará em que eles se comprometerão com a preservação ambiental, através de ações saneadoras e de conscientização da população ribeirinha. Esse documento será encaminhado ao Governo Federal e à imprensa para assegurar esse comprometimento. E com todos esses materiais em mãos, João Carlos pretende fazer palestras de conscientização ambiental e lançar um livro-documentário.

O canoísta não fará pausas para reabastecimento e levará consigo todos os suprimentos de sobrevivência, primeiros socorros, orientação, comunicação, ferramentas, camping, vestuário, alimentação dentre outros objetos essenciais para a travessia. Nas aportagens que precisará fazer com sua canoa, João não terá qualquer tipo de suporte.

Etapas da Expedição

1. Vargem Bonita – Represa de Três Marias (trecho com corredeiras)
2. Três Marias – Pirapora – Januária – Parque Nacional do Peruaçu
3. Parque Nacional do Peruaçu – Bom Jesus da Lapa
4. Bom Jesus da Lapa – Represa de Paulo Afonso – Juazeiro
5. Juazeiro – Represa de Itaparica (3 barragens)
6. Represa de Itaparica – Penedo – Foz do Rio São Francisco
7. Foz do Rio São Francisco – Aracaju (via mar: trecho a confirmar)

Um comentário:

João Carlos Figueiredo disse...

Prezado Marcus Modesto,
Agradeço-lhe por publicar essa reportagem divulgando minha expedição pelo São Francisco.

Convido-o a acompanhar minha aventura pelo blog: http:/meuvelhochico.blogspot.com/

Abraços,
João Carlos Figueiredo