19/02/ - 07:30
A Associação Paulista de Corrida de Aventura – APCA –, presidida por Fabiano Kenzo, premiou na noite desta terça-feira (17) os melhores atletas e provas de 2008 no esporte. A premiação mostrou que este ano será de renovação para o esporte. Alguns atletas e equipes premiados não estarão mais no circuito nacional ou então seguem sem foco em resultados após quase dez anos de dedicação à corrida de aventura, o que dará aos atletas que se mantiveram até então no pelotão intermediário a chance de subirem e lutarem pelos primeiros lugares das provas e rankings nacionais e estaduais, promovendo uma reformulação do cenário.
A equipe Motorola SOS Mata Atlântica foi eleita como melhor quarteto do ano, e durante a premiação, o capitão Zé Pupo anunciou que a equipe não irá competir em 2009. “Este ano a equipe não irá correr, eu me aposentei do esporte e meus pupilos estão à disposição do mercado, podemos negociar um valor”, brincou ele falando dos atletas Mateus Ferraz e Fábio Batista. O motivo da pausa foi a falta de patrocínio, que inviabiliza a participação dos atletas nos circuitos. “Vamos nos reestruturar financeiramente para voltarmos em 2010”, completou.
O grande vencedor da noite foi Julio Pieroni, que recebeu três prêmios por suas provas Brasil Wild 24H e Brasil Wild Extreme. A prova curta foi premiada como a melhor competição nas categorias Melhor Prova em Dupla e Melhor Prova de Quartetos entre 130 e 230km. Já a edição Extreme, foi considerada a melhor prova acima de 230km, onde concorreu com o Ecomotion/ Pro, que foi o Mundial de Corrida de Aventura de 2008.
A competição campeã na categoria Melhor Prova Até 130km surpreendeu muitas pessoas. Com dois anos de existência, o Haka Race foi considerado o melhor circuito do ano, desbancando Chauás e Adventure Camp. Já a melhor prova na categoria Solo foi o Chauás de Ilha Comprida.
Dentre os atletas, foram premiados Fernanda Maciel, Melhor Atleta Feminino, Caco Fonseca, da equipe Selva, como Melhor Atleta Masculino de 2008, José Luís Reginato Lopes, Melhor Atleta Solo, Paulo Jorge Fernandes da Hora, Atleta Revelação 2008.
Já a Camamu Webike recebeu o prêmio de Melhor Dupla Mista no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura e de Dupla Revelação, enquanto a ARS São Francisco foi premiada como Melhor Dupla Masculina no RBCA. A Dupla Mista Revelação foi a Bain Feito e o quarteto Life Guard – Fast/ Bike Shop recebeu o mesmo prêmio, deixando para trás a consagrada equipe brasiliense Oskalunga. “Gostaríamos de dizer que esse ano pretendemos incomodar muito os atletas da ponta! Vamos treinar mais e chegar cada vez mais perto deles. Cuidado com a gente”, alertou em tom de brincadeira o capitão.
Além dos principais personagens do esporte, a Associação Paulista premiou os fotógrafos Ale Socci com o título de Melhor Fotografia Livre, com sua imagem do Brasil Wild Extreme, e Alexandre Cappi, com o prêmio de Melhor Fotografia Ação, por sua foto tirada nos verticais do Ecomotion/ Pro.
Prêmio Surpresa - Com prêmio surpresa, para encerrar a premiação, João Castro, vice-presidente da APCA homenageou Zé Pupo, que se aposenta do esporte e inicia uma nova fase de sua carreira organizando provas. “Agradeço aos que me elogiaram e sempre gostaram de mim e aos que me criticaram nessa carreira”, falou Zé, ao receber o troféu.
Já o videomaker Marcelo Machado foi homenageado por seu envolvimento com o esporte, atleta e organizadores. “É muito bom ser reconhecido, porque as pessoas esquecem do trabalho da mídia. Ralamos tanto quanto os atletas nas provas para eles poderem ter um DVD com as imagens das provas que fazem”, comemorou emocionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário