quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Equipes terão que mudar configuração dos motores para enfrentar os 4.700m de altitude no Dakar

14/01/09 - 09:50

Etapa 11 (quarta-feira, 14 de janeiro) -
Copiapo / Fiambala
Deslocamento: 20 km
Especial: 215 km
Deslocamento: 445 km
Total do dia: 680 km


Hoje é a fronteira entre Copiapo e Fiambala, já na Argentina. Serão 680 quilômetros no total, mas apenas 215 de especial, com um pouco de dunas na saída e depois a travessia dos Andes, onde passaremos pelo ponto mais alto do rali, com cerca de 4.700m de altitude. Aqui os pilotos de moto terão que ter novamente o cuidado com o esforço físico para que o oxigênio não falte.

Para quem está de carro e caminhão, será o grande enigma passar nessa altitude com nossos veículos. As máquinas possuem motor eletrônico que têm uma preparação especial para a altitude. Mas a comprovação vai ser hoje, pois não viemos aqui fazer os testes, foram todos feitos apenas nas bancadas dos laboratórios.

Temos um setup do motor eletrônico para as altas atitudes. Já que tem pouco oxigênio, se não mudar a relação combustível/oxigênio, pode danificar o motor. É uma preocupação grande e o desempenho pode cair até 40% do original em relação ao nível do mar.

O grande desafio é passar com nossos veículos a essas altitudes e chegar bem à Argentina para enfrentar a parte final da prova.

Nenhum comentário: