sábado, 13 de dezembro de 2008
Desafio VO2 Caloi 2008
13/12/ - 07:45
No dia 30 de novembro, a Copa VO2 Caloi – Desafio da Serra de Campos encerrou a terceira temporada de um evento voltado para o ciclismo nacional amador. Desde a primeira edição, em 2006, a prova preencheu uma lacuna no calendário nacional, carente de provas para esse público.
O grande mérito da Copa VO2 Caloi foi de associar uma estrutura segura e de qualidade com um trajeto empolgante, que sempre instiga o ciclista a querer voltar e melhorar sua perfomance. Prova disso é o constante crescimento no número de participantes – que nesta quinta edição do Desafio da Serra de Campos chegou perto dos mil ciclistas – e o no número de pessoas que voltam a cada semestre para Campos do Jordão.
Comparada com algumas provas nacionais, a estrutura da Copa VO2 impressiona e criou uma nova referência para eventos desse tipo. Todo o percurso é disputado em estrada asfaltada, com tráfego controlado de veículos: apenas os da organização poderão transitar entre os ciclistas. O evento conta ainda com postos de hidratação – com água e bebidas isotônicas –, nos quais não há necessidade de o ciclista descer da bike, e sinalização de quilometragem regressiva e indicação do início da serra, camisas de ciclismo e medalhas para todos os participantes, cronometragem eletrônica e requintes como o tempo de serra de cada participante.
Com o apoio das companhias de tráfego e concessionárias, em 2008 a Copa VO2 Caloi conseguiu ampliar os horizontes e realizou a Escalada do Império, com chegada em Teresópolis, Rio de Janeiro. Evento que agradou em cheio e promete conquistar seu espaço nos próximos anos. E a tendência é o crescimento no número de etapas.
Aos poucos, alguns ciclistas profissionais começaram a participar da prova e isso forçou a organização a criar premiações para esses atletas de elite, que impressionam pelo talento com o qual desbravam a serra. Mesmo não sendo o foco da prova – a premiação ao amador, por exemplo, é sempre mais volumosa –, essa interação com os melhores ciclistas do país é positivo para a identificação com os ídolos nacionais e muito bem recebido pelos participantes.
Faz algum tempo que a Copa VO2 Caloi deixou de ser um evento de uma revista especializada em ciclismo e passou a ser um bem do ciclismo nacional. E tomara que permaneça dessa forma por muitos anos. O ciclista diletante agradece.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário