15/12/08 - 12:15
O final de semana foi de definição dos campeões do Dunas Supercross 2008. Da mesma maneira que as primeiras etapas da temporada, o encerramento do campeonato foi recheado de emoção. A quinta e última etapa foi no sábado, no Parque do Peão, em Barretos, interior paulista. Jorge Balbi e Jean Ramos confirmaram favoritismo e conquistaram os títulos nacionais da modalidade.
Balbi venceu pela quarta vez no ano enquanto que Jean mostrou maturidade para usar o regulamento e, com o terceiro lugar assegurou a taça na corrida vencida por seu adversário direto, Swian Zanoni. A arena da Festa do Peão Boiadeiro recebeu 4.500 pessoas para ver as decisões.
A SX1 começou empolgante, pois logo na primeira volta Leandro Silva, o único adversário que poderia tirar o título dele, assumiu a ponta com Balbi em terceiro. No entanto, Leandro sofreu duas quedas, teve problemas na moto e ainda assim acabou na sétima posição, o que lhe assegurou o vice-campeonato.
“Vencer esta prova não foi tão tranqüilo na parte psicológica quanto dentro da pista. Tenho de admitir que foi bem difícil segurar a ansiedade e colocar na cabeça que não precisava ganhar, o que é complicado, pois todo piloto quer ganhar. A minha derrota em Curitiba (segunda etapa vencida por Leandro Silva) foi fundamental para eu chegar ao título. Dali em diante mudei minha preparação e me concentrei mais ainda. Mas chegar ao título não foi fácil, tanto que somente ficou decidido na última etapa”, completou Balbi, que além do ponto extra pela melhor volta na classificação, ainda conquistou outro de bônus pelo hole shot (cruzar na frente a primeira curva da corrida).
Leandro, com dores no ombro esquerdo, mostrava mescla de desapontamento com alegria pelo vice-campeonato conquistado. “Claro que eu não queria o vice, mas liderei todas as etapas e tenho de reconhecer que o Balbi tem mais experiência e conseguiu andar muito forte. Perdi por detalhes em cada prova”, completou Leandro.
Na SX2 Swian Zanoni ganhou, mas não levou o título. Nesta categoria a disputa também teve muita emoção desde a largada. Jean assumiu a liderança logo nas primeiras voltas, mas foi atacado por Swian, que o ultrapassou. Claramente, Jean passou a administrar sua posição e correr somente pensando na sua conquista. No final, evitou disputar o segundo lugar com Rodrigo Selhorst e deu sinal para o adversário assumir o segundo lugar. Ele permaneceu em terceiro e assegurou o título.
“Quando assumi a liderança imprimi um ritmo forte, mas o Swian se aproximou. Mantive o segundo lugar de olho nele e no final, quando o Selhorst encostou, preferi não arriscar. Corri pelo campeonato e não pela vitória nesta etapa”, disse Jean.
Swian, que venceu três corridas contra duas de Jean, reclamou de sua falta de concentração, principalmente em duas importantes corridas. “Na terceira (Joinville) e na quarta (Canoas) etapas sofri quedas por falta de concentração. Mas de uma forma ou de outra foi bom fechar o ano com vitória e chave de ouro. Em 2009 quero continuar a brigar pelo título”, disse Zanoni.
Futuro
Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa que organizou o Dunas Supercross 2008, está contente com a segunda temporada promovida pela empresa. “Sem dúvida tivemos um bom aprendizado, pois descobrimos os principais mercados de público e vamos aplicar isso em 2009, quando teremos novamente cinco etapas. Vamos correr em Goiás, em Brasília, Minas Gerais, São Paulo e em Santa Catarina ou no Paraná. Neste ano tivemos um bom número de inscritos e, se os pilotos sentirem evolução, a tendência é aumentarmos ainda mais o gate”, disse Moraes.
Os cinco primeiros da SX1 da etapa de Barretos
1) Jorge Balbi (Fox/ASW/Honda/L’acqua di Fiore/ MR Pró/Zoolo/Booster/ LEM/Água Incá), 15min59s117
2) Wellington Garcia (Honda/ASW/Mobil /Oakley/Pirelli/Polisport), a 2s643
3) João Marronzinho Paulino (ProTork/Rinaldi/TBT /Motoshop), a 3s914
4) Roosevelt Assunção (ProTork), a 27s360
5) Pipo Castro (Pauta/Controlflex/Yamaha), a 33s248
Classificação final do Dunas Supercross 2008 – SX1
1) Jorge Balbi, 123 pontos
2) Leandro Silva, 91
3) João Marronzinho Paulino, 85
4) Wellington Garcia, 62
5) Pipo Castro, 59
Os cinco primeiros da SX2 da etapa de Barretos
1) Swian Zanoni ((KTM/), 15min49s024
2- Rodrigo Selhorst (Oásis KTM ), a 7s069
3- Jean Ramos (Honda), a 11s413
4- Thales Vilardi (Honda), a 33s786
5- Cesar Popinhak (KTM), a 38s179
Classificação final do Dunas Supercross 2008 – SX2
1) Jean Ramos, 110 pontos
2) Swian Zanoni, 108
3) Rafael Zenni, 72
4) Rodrigo Selhorst, 67
5) Dudu Lima, 49
Nenhum comentário:
Postar um comentário